sicnot

Perfil

Mundo

Rainha Isabel II anulou presença na missa de Natal devido a "forte resfriado"

Rainha Isabel II de Inglaterra a 1 de dezembro de 2016

© POOL New / Reuters

A rainha Isabel II de Inglaterra, de 90 anos, anulou hoje, pela primeira vez em 30 anos, a presença na missa de Natal devido a um "forte resfriado", anunciou o Palácio de Buckingham.

"Sua Majestade a rainha não assistirá à missa na Igreja de Sandringham esta manhã. A rainha continua a restabelecer-se de um forte resfriado", indica o Palácio num comunicado.

A monarca, que festejou em abril os seus 90 anos, permanecerá na residência de Sandringham (leste de Inglaterra), onde a família real celebra tradicionalmente as festas de fim de ano.

"Sua majestade participará nas celebrações de Natal da família real durante o dia", precisa o comunicado.

No início da semana, a rainha e o marido, príncipe Filipe, de 95 anos, já tinham atrasado um dia a partida para Sandringham, devido ao resfriado.

Isabel II honra todos os anos centenas de compromissos e é raro anular deslocações por razões de saúde.

Em 2014, Isabel II assegurou 393 compromissos oficiais e 341 em 2015, segundo os 'media' britânicos.

A tradicional mensagem de Natal da rainha será difundida como previsto às 15:00 (mesma hora em Lisboa) pela televisão e rádio britânica.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.