sicnot

Perfil

Mundo

Rainha Isabel II anulou presença na missa de Natal devido a "forte resfriado"

Rainha Isabel II de Inglaterra a 1 de dezembro de 2016

© POOL New / Reuters

A rainha Isabel II de Inglaterra, de 90 anos, anulou hoje, pela primeira vez em 30 anos, a presença na missa de Natal devido a um "forte resfriado", anunciou o Palácio de Buckingham.

"Sua Majestade a rainha não assistirá à missa na Igreja de Sandringham esta manhã. A rainha continua a restabelecer-se de um forte resfriado", indica o Palácio num comunicado.

A monarca, que festejou em abril os seus 90 anos, permanecerá na residência de Sandringham (leste de Inglaterra), onde a família real celebra tradicionalmente as festas de fim de ano.

"Sua majestade participará nas celebrações de Natal da família real durante o dia", precisa o comunicado.

No início da semana, a rainha e o marido, príncipe Filipe, de 95 anos, já tinham atrasado um dia a partida para Sandringham, devido ao resfriado.

Isabel II honra todos os anos centenas de compromissos e é raro anular deslocações por razões de saúde.

Em 2014, Isabel II assegurou 393 compromissos oficiais e 341 em 2015, segundo os 'media' britânicos.

A tradicional mensagem de Natal da rainha será difundida como previsto às 15:00 (mesma hora em Lisboa) pela televisão e rádio britânica.

Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47