sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 7,6 graus de magnitude no sul do Chile com alerta de tsunami

As autoridades chilenas decretaram hoje um alerta de tsunami e a evacuação das áreas costeiras em quatro regiões do país, depois de se registar um terramoto na localidade de Quéllon, no sul do país. O Centro Sismológico do Chile afirmou que o sismo teve uma magnitude de 7,6 graus na escala de Richter.

Quéllon localiza-se na Ilha Grande do arquipélago de Chiloé, no sul do país, e o terramoto, registado às 11:22 horas locais (14:22 TMG), teve uma magnitude de 7,6 graus na escala de Richter, segundo o Centro Sismológico do Chile.

As regiões afetadas pelas ordens das autoridades são Biobío, La Araucanía, Los Lagos e Los Ríos, em território continental chilena, disse hoje Alejandro Vergés, diretor regional do Gabinete Nacional de Emergência, de Los lagos ao canal televisivo TVN, segundo a agência noticiosa Efe.

Até ao momento não se registam quaisquer vítimas, danos materiais ou a interrupção dos serviços básicos, excetuando um corte de comunicações, devido à saturação das linhas telefónicas.


Lusa

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.