sicnot

Perfil

Mundo

Centenas de mongóis protestam contra a poluição atmosférica

Centenas de mongóis exigiram hoje que o Governo adote medidas contra a poluição atmosférica, uma das principais causas de mortes prematuras no país, protestando em Ulan Bator, apesar do frio.

Os manifestantes reuniram-se hoje numa praça pública em frente à sede do governo, envergando cartazes com palavras de ordem como "O fumo é um assassino silencioso" e "Não podemos respirar".

"Estamos desesperados e organizamos estes protestos para que as autoridades se apercebam da nossa raiva e frustração", afirmou Purevkhuu Tserendorj, um dos organizadores dos protestos, citado pela Associated Press.

Segundo as Nações Unidas, a poluição atmosférica está relacionada com as três doenças que mais causam mortes prematuras na Mongólia.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.