sicnot

Perfil

Mundo

Marcha a pé de Berlim a Alepo pela paz

PAUL ZINKEN / EPA

Várias centenas de ativistas pela paz iniciaram hoje em Berlim uma marcha com destino à Síria que se prolongará por meses, como forma de apelar para o fim dos combates naquele país.

As bandeiras brancas que assinalam a Marcha Civil por Alepo começaram a ser sopradas por um vento frio e sob um céu encoberto no antigo Aeroporto de Tempelhof, de onde partiram para a Síria.

Os organizadores dizem que esperam cobrir cerca de 20 quilómetros por dia e demorar cerca de três meses e meio a fazer o caminho desde a Alemanha e passando pela República Checa, Áustria, Eslovénia, Croácia, Sérvia, Macedónia, Grécia e Turquia.

Alguns apenas farão parte do caminho e outros estão convidados a juntarem-se ao cortejo.

Têm como objetivo, pelo menos, chegar à fronteira com a Síria, mas, se possível, ir até Alepo, o palco dos combates mais violentos na guerra que se arrasta no país.

Paul Zinken / EPA

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC