sicnot

Perfil

Mundo

Marcha a pé de Berlim a Alepo pela paz

PAUL ZINKEN / EPA

Várias centenas de ativistas pela paz iniciaram hoje em Berlim uma marcha com destino à Síria que se prolongará por meses, como forma de apelar para o fim dos combates naquele país.

As bandeiras brancas que assinalam a Marcha Civil por Alepo começaram a ser sopradas por um vento frio e sob um céu encoberto no antigo Aeroporto de Tempelhof, de onde partiram para a Síria.

Os organizadores dizem que esperam cobrir cerca de 20 quilómetros por dia e demorar cerca de três meses e meio a fazer o caminho desde a Alemanha e passando pela República Checa, Áustria, Eslovénia, Croácia, Sérvia, Macedónia, Grécia e Turquia.

Alguns apenas farão parte do caminho e outros estão convidados a juntarem-se ao cortejo.

Têm como objetivo, pelo menos, chegar à fronteira com a Síria, mas, se possível, ir até Alepo, o palco dos combates mais violentos na guerra que se arrasta no país.

Paul Zinken / EPA

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.