sicnot

Perfil

Mundo

Presidente argentino afasta ministro das Finanças

© JAMES LAWLER DUGGAN / Reuters

O ministro das Finanças da Argentina, Alfonso Prat-Gay, responsável por toda a área económica, foi demitido pelo Presidente, Mauricio Macri, informou esta segunda-feira o chefe de gabinete, Marcos Peña.

"O presidente Macri fez uma alteração na equipa governamental e pediu a demissão do ministro Prat-Gay", explicou Peña, acrescentando que serão nomeados dois ministros para o substituir, Luis Caputo, nas questões orçamentais, e o economista Nicolás Dujovne, nas Finanças.

Luis Caputo foi o representante do Governo argentino nas negociações com os chamados "fundos abutres", que se recusaram a aceitar a reestruturação da dívida argentina depois da crise de 2001 e se envolveram num litígio que se arrastou na justiça durante 10 anos.

Esta é a primeira remodelação governamental desde que Macri subiu ao poder há um ano, após 12 anos de governos de esquerda.

A Argentina, que tem estado em recessão, adotou em 2016 duras reformas económicas.

Lusa

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28