sicnot

Perfil

Mundo

Vice-presidente do partido pró-curdo e de esquerda HDP detida em Ancara

© Umit Bektas / Reuters

A polícia turca prendeu esta segunda-feira,em Ancara, Aysel Tugluk, vice-presidente do Partido Democrático dos Povos (HDP), pró-curdo e de esquerda, e mais oito pessoas, todas acusadas de manter relações com a guerrilha curda do PKK.

Tugluk foi detida na capital turca pela unidade antiterrorista da polícia durante uma rusga às casas de diversos suspeitos, informou a agência noticiosa Anadolu.

Após um primeiro exame médico, a responsável do partido foi enviada para a cidade de Diyarbakir (sudeste do país) cuja procuradoria solicitou a sua prisão no âmbito de uma investigação dirigida ao Congresso da Sociedade Democrática (DTK), um movimento social próximo do HDP, presidido há alguns anos por Tugluk.

Deputada do HDP entre 2011 e 2015, Aysel Tugluk ocupou ainda altos cargos nos partidos pró-curdos que antecederam esta formação.

Nos últimos anos foi condenada a pesadas penas de prisão, com recursos para o Supremo tribunal, por supostamente propagandear em comícios políticos o Partidos dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, a guerrilha curda), considerada organização terrorista pela Turquia, União Europeia e Estados Unidos.

Entre os restantes oito detidos inclui-se outro antigo alto responsável do DTK em dirigente regional do HDP em Diyarbakir.

Doze deputados do HDP, terceira força no parlamento de Ancara, permanecem em prisão preventiva desde novembro, acusados de "vínculos com uma organização terrorista", numa referência ao PKK.

Em paralelo, um responsável da cantina do Cumhuriyet, um diário turco da oposição, foi esta segunda-feira enviado para a prisão por "injúria ao chefe de Estado" após ter referido que recusaria servir chá ao Presidente Recep Tayyip Erdogan, informou esta segunda-feira o jornal.

Senal Buran foi colocado no domingo em prisão preventiva, precisou o Cumhuriyet, uma publicação muito crítica face ao líder turco e com o seu proprietário, chefe de redação e diversos jornalistas já detidos desde o mês passado.

Buran foi acusado de proferir afirmações insultuosas dirigidas ao Presidente turco, e segundo o diário terá sido denunciado por um polícia que garante a segurança da sede do Cumhuriyet em Istambul.

Desde a eleição de Erdogan para a chefia do Estado em 2014 já foram desencadeados 2.000 processos judiciais na Turquia dirigidos a artistas, jornalistas ou simples cidadãos, indiciados por ofensas ao Presidente e que arriscam até quatro anos de detenção.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.