sicnot

Perfil

Mundo

Vice-presidente do partido pró-curdo e de esquerda HDP detida em Ancara

© Umit Bektas / Reuters

A polícia turca prendeu esta segunda-feira,em Ancara, Aysel Tugluk, vice-presidente do Partido Democrático dos Povos (HDP), pró-curdo e de esquerda, e mais oito pessoas, todas acusadas de manter relações com a guerrilha curda do PKK.

Tugluk foi detida na capital turca pela unidade antiterrorista da polícia durante uma rusga às casas de diversos suspeitos, informou a agência noticiosa Anadolu.

Após um primeiro exame médico, a responsável do partido foi enviada para a cidade de Diyarbakir (sudeste do país) cuja procuradoria solicitou a sua prisão no âmbito de uma investigação dirigida ao Congresso da Sociedade Democrática (DTK), um movimento social próximo do HDP, presidido há alguns anos por Tugluk.

Deputada do HDP entre 2011 e 2015, Aysel Tugluk ocupou ainda altos cargos nos partidos pró-curdos que antecederam esta formação.

Nos últimos anos foi condenada a pesadas penas de prisão, com recursos para o Supremo tribunal, por supostamente propagandear em comícios políticos o Partidos dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, a guerrilha curda), considerada organização terrorista pela Turquia, União Europeia e Estados Unidos.

Entre os restantes oito detidos inclui-se outro antigo alto responsável do DTK em dirigente regional do HDP em Diyarbakir.

Doze deputados do HDP, terceira força no parlamento de Ancara, permanecem em prisão preventiva desde novembro, acusados de "vínculos com uma organização terrorista", numa referência ao PKK.

Em paralelo, um responsável da cantina do Cumhuriyet, um diário turco da oposição, foi esta segunda-feira enviado para a prisão por "injúria ao chefe de Estado" após ter referido que recusaria servir chá ao Presidente Recep Tayyip Erdogan, informou esta segunda-feira o jornal.

Senal Buran foi colocado no domingo em prisão preventiva, precisou o Cumhuriyet, uma publicação muito crítica face ao líder turco e com o seu proprietário, chefe de redação e diversos jornalistas já detidos desde o mês passado.

Buran foi acusado de proferir afirmações insultuosas dirigidas ao Presidente turco, e segundo o diário terá sido denunciado por um polícia que garante a segurança da sede do Cumhuriyet em Istambul.

Desde a eleição de Erdogan para a chefia do Estado em 2014 já foram desencadeados 2.000 processos judiciais na Turquia dirigidos a artistas, jornalistas ou simples cidadãos, indiciados por ofensas ao Presidente e que arriscam até quatro anos de detenção.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Projeto Abem dá medicamentos grátis a 2.500 pessoas
    12:53
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Nove suspeitos do ataque de Manchester têm entre 18 e 38 anos
    1:02
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.

  • Roteiro de sugestões para o fim de semana
    13:00
    Se7e

    Se7e

    6ª feira no Jornal da Noite

    Todas as sextas-feiras há uma rubrica de lifestyle no Jornal da Noite. Se7e mostra o melhor do país, numa parceria SIC/Visão. Um roteiro de sugestões para o fim de semana, com os novos restaurantes e hotéis, as lojas da moda, os bares e as esplanadas.