sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades russas abrem inquérito sobre urso esmagado por dois camiões

© Ilya Naymushin / Reuters

As autoridades russas abriram um inquérito após a divulgação na internet de um vídeo em que um urso é deliberadamente esmagado por dois camiões na tundra siberiana.

O vídeo, filmado por um passageiro, mostra dois camiões, utilizados habitualmente por empresas mineiras ou petrolíferas para circular em condições extremas, a perseguir um urso, que se desloca com dificuldade pela neve.

Um dos passageiros grita "Esmaga-o! Esmaga-o!" e solta um grito de alegria quando o veículo passa por cima do animal.

Depois de o atropelar várias vezes, os homens afirmam "Ele ainda está vivo", e em seguida, agridem o urso, preso sob o veículo, com uma haste de metal.

O video foi publicado na segunda-feira na internet, antes de ser amplamente divulgado pela imprensa russa.

A polícia de Iakoutie, uma região no extremo oriente russo, anunciou a abertura de um investigação.

"Neste momento, já estabelecemos que o vídeo mostra habitantes de Iakoutie", declarou à televisão a porta-voz do ministério do Interior.

"Faremos todo o possível para que estes canalhas recebam a punição mais severa", garantiu, por sua vez, o ministro do Ambiente, Sergey Donskoy, na sua página na rede social Facebook, classificando o ocorrido como uma "carnificina".

"Esses crimes devem ser punidos com prisão", acrescentou.

Os ursos que não conseguem encontrar um abrigo para hibernar podem tornar-se perigosos e são frequentemente abatidos pelas autoridades se se aproximam de aldeias e vilas.

No ano passado, também foi motivo de indignação na Rússia um vídeo mostrando os trabalhadores de construção de uma base militar no Ártico a atingir com um petardo um urso que procurava comida, deixando o animal a rugir de dor.

Lusa

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.