sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades russas abrem inquérito sobre urso esmagado por dois camiões

© Ilya Naymushin / Reuters

As autoridades russas abriram um inquérito após a divulgação na internet de um vídeo em que um urso é deliberadamente esmagado por dois camiões na tundra siberiana.

O vídeo, filmado por um passageiro, mostra dois camiões, utilizados habitualmente por empresas mineiras ou petrolíferas para circular em condições extremas, a perseguir um urso, que se desloca com dificuldade pela neve.

Um dos passageiros grita "Esmaga-o! Esmaga-o!" e solta um grito de alegria quando o veículo passa por cima do animal.

Depois de o atropelar várias vezes, os homens afirmam "Ele ainda está vivo", e em seguida, agridem o urso, preso sob o veículo, com uma haste de metal.

O video foi publicado na segunda-feira na internet, antes de ser amplamente divulgado pela imprensa russa.

A polícia de Iakoutie, uma região no extremo oriente russo, anunciou a abertura de um investigação.

"Neste momento, já estabelecemos que o vídeo mostra habitantes de Iakoutie", declarou à televisão a porta-voz do ministério do Interior.

"Faremos todo o possível para que estes canalhas recebam a punição mais severa", garantiu, por sua vez, o ministro do Ambiente, Sergey Donskoy, na sua página na rede social Facebook, classificando o ocorrido como uma "carnificina".

"Esses crimes devem ser punidos com prisão", acrescentou.

Os ursos que não conseguem encontrar um abrigo para hibernar podem tornar-se perigosos e são frequentemente abatidos pelas autoridades se se aproximam de aldeias e vilas.

No ano passado, também foi motivo de indignação na Rússia um vídeo mostrando os trabalhadores de construção de uma base militar no Ártico a atingir com um petardo um urso que procurava comida, deixando o animal a rugir de dor.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.