sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades russas abrem inquérito sobre urso esmagado por dois camiões

© Ilya Naymushin / Reuters

As autoridades russas abriram um inquérito após a divulgação na internet de um vídeo em que um urso é deliberadamente esmagado por dois camiões na tundra siberiana.

O vídeo, filmado por um passageiro, mostra dois camiões, utilizados habitualmente por empresas mineiras ou petrolíferas para circular em condições extremas, a perseguir um urso, que se desloca com dificuldade pela neve.

Um dos passageiros grita "Esmaga-o! Esmaga-o!" e solta um grito de alegria quando o veículo passa por cima do animal.

Depois de o atropelar várias vezes, os homens afirmam "Ele ainda está vivo", e em seguida, agridem o urso, preso sob o veículo, com uma haste de metal.

O video foi publicado na segunda-feira na internet, antes de ser amplamente divulgado pela imprensa russa.

A polícia de Iakoutie, uma região no extremo oriente russo, anunciou a abertura de um investigação.

"Neste momento, já estabelecemos que o vídeo mostra habitantes de Iakoutie", declarou à televisão a porta-voz do ministério do Interior.

"Faremos todo o possível para que estes canalhas recebam a punição mais severa", garantiu, por sua vez, o ministro do Ambiente, Sergey Donskoy, na sua página na rede social Facebook, classificando o ocorrido como uma "carnificina".

"Esses crimes devem ser punidos com prisão", acrescentou.

Os ursos que não conseguem encontrar um abrigo para hibernar podem tornar-se perigosos e são frequentemente abatidos pelas autoridades se se aproximam de aldeias e vilas.

No ano passado, também foi motivo de indignação na Rússia um vídeo mostrando os trabalhadores de construção de uma base militar no Ártico a atingir com um petardo um urso que procurava comida, deixando o animal a rugir de dor.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.