sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 900 migrantes resgatados ao largo da Líbia

© Jon Nazca / Reuters

A guarda costeira italiana resgatou 900 migrantes na madrugada desta quarta-feira ao largo da Líbia, numa operação delicada devido às condições meteorológicas e que confirma os números recorde de travessias atingidos este ano naquela zona.

A maioria dos migrantes estava a bordo de duas embarcações de madeira que navegavam lado a lado, detetadas durante a noite. Cerca de 40 outros migrantes foram resgatados de uma terceira embarcação detetada na zona ao nascer do sol.

A guarda costeira italiana mobilizou para a operação de resgate um navio militar britânico integrado na operação europeia Sophia e um navio fretado pela ONG SOS Mediterrâneo, o "Aquarius".

Num comunicado, a SOS Mediterrâneo precisou que uma das duas embarcações de madeira estava a meter água, mas que todos os passageiros foram resgatados sãos e salvos.

Mais de 400 das pessoas socorridas foram recolhidas pelo "Aquarius", entre os quais se contavam "muitos eritreus, bangladeshianos, paquistaneses, somalis, mas também sírios".

Segundo o último balanço do Ministério do Interior de Itália, divulgado antes do resgate de hoje, mais de 180.300 migrantes, na maioria oriundos da África Ocidental e do Corno de África, chegaram às costas italianas em 2016.

Este número representa um aumento de 17% em relação a 2015 e de 6% em relação ao recorde de 170.100 atingido em 2014.

Por outro lado, segundo a ONU, mais de 5.000 pessoas morreram este ano na travessia do Mediterrâneo, na maioria ao largo da Líbia, o balanço de vítimas mortais mais elevado de sempre.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.