sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 900 migrantes resgatados ao largo da Líbia

© Jon Nazca / Reuters

A guarda costeira italiana resgatou 900 migrantes na madrugada desta quarta-feira ao largo da Líbia, numa operação delicada devido às condições meteorológicas e que confirma os números recorde de travessias atingidos este ano naquela zona.

A maioria dos migrantes estava a bordo de duas embarcações de madeira que navegavam lado a lado, detetadas durante a noite. Cerca de 40 outros migrantes foram resgatados de uma terceira embarcação detetada na zona ao nascer do sol.

A guarda costeira italiana mobilizou para a operação de resgate um navio militar britânico integrado na operação europeia Sophia e um navio fretado pela ONG SOS Mediterrâneo, o "Aquarius".

Num comunicado, a SOS Mediterrâneo precisou que uma das duas embarcações de madeira estava a meter água, mas que todos os passageiros foram resgatados sãos e salvos.

Mais de 400 das pessoas socorridas foram recolhidas pelo "Aquarius", entre os quais se contavam "muitos eritreus, bangladeshianos, paquistaneses, somalis, mas também sírios".

Segundo o último balanço do Ministério do Interior de Itália, divulgado antes do resgate de hoje, mais de 180.300 migrantes, na maioria oriundos da África Ocidental e do Corno de África, chegaram às costas italianas em 2016.

Este número representa um aumento de 17% em relação a 2015 e de 6% em relação ao recorde de 170.100 atingido em 2014.

Por outro lado, segundo a ONU, mais de 5.000 pessoas morreram este ano na travessia do Mediterrâneo, na maioria ao largo da Líbia, o balanço de vítimas mortais mais elevado de sempre.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.