sicnot

Perfil

Mundo

Jornalista angolano acusado de injúria

O jornalista angolano Rafael Marques foi acusado de injúria e foi ouvido esta terça-feira no Departamento de Crimes Seletivos dos Serviços de Investigação Criminal de Angola.

Em causa, está a denúncia feita pelo ativista sobre os negócios, alegadamente envoltos em corrupção, do Procurador Geral da República angolano, o general João Maria de Sousa.

Contactado pela SIC, Rafael Marques afirma que o Estado angolano vendeu um terreno ao Procurador, no Kwanza Sul, situado a 300 kms de Luanda.

De acordo com o jornalista, o contrato mostra que o terreno vai ser usado para construir um condominio privado, facto que para Rafael Marques vai contra a Constituição angolana, que proíbe que os magistrados de estabelecerem negócios com o Estado que tenham como objetivo fins lucrativos.

Também em Angola, o jornal detido pelo Estado publicou esta semana um editorial em que acusa as elites portuguesas de tratarem os angolanos como escravos, depois de no parlamento português uma deputada do PS, em nome individual, ter defendido o ativista luso angolano Luaty Beirão.

  • Fogo reaproxima-se do Parque Empresarial de Proença-a-Nova

    País

    Um reacendimento próximo do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA) é esta quarta-feira à tarde a situação mais complicada do fogo que lavra no concelho e no local já estão concentrados meios de combate, disse à Lusa o presidente da Câmara.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14