sicnot

Perfil

Mundo

Amazon quer ter armazéns voadores com frotas de drones

A Amazon entrou com uma patente para armazéns voadores equipados com frotas de drones que entreguem mercadorias para locais específicos. Carregados por uma aeronave, os armazéns visitariam lugares onde a Amazon espera que a demanda por certos bens cresça.

Segundo a empresa norte-americana, o uso poderia ser feito perto de eventos desportivos ou festivais, onde poderiam vender comida ou lembranças para os espectadores. A patente prevê ainda uma série de veículos de apoio, que seriam utilizados para reabastecer as estruturas de voo.

Nos planos da Amazon, o equipamento iria expandir significativamente, de modo a usar drones para fazer as entregas. Nos documentos que detalham a ideia, a Amazon defende que a combinação de drones e armazéns voadores, ou "centros de atendimento aéreo", iria conseguir entregar mercadorias muito mais rapidamente do que os veículos estacionados nos seus armazéns terrestres.

Várias empresas que trabalham com drones estão à procura de maneiras de estender o seu alcance, que neste momento é relativamente curto, e que é dependente da potência da bateria que levam.

Ainda não é certo se o pedido da patente é um plano para um projeto futuro ou se apenas uma prova do conceito. Muitas empresas arquivam regularmente patentes que nunca acabam por ver a luz do dia.

A patente da Amazon deu entrada no final de 2014, mas só agora se tornou conhecida através da analista Zoe Leavitt da CB Insights, que "desenterrou" os documentos.

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.