sicnot

Perfil

Mundo

EUA consideram cessar-fogo na Síria um "desenvolvimento positivo"

© Abdalrhman Ismail / Reuters

Os Estados Unidos consideraram esta quinta-feira que o cessar-fogo acordado na Síria entre o regime e a oposição e mediado pela Rússia e a Turquia é um "desenvolvimento positivo" e que esperam que abra caminho para negociações de paz.

"Esperamos que seja plenamente aplicado e respeitado por todas as partes", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, num comunicado, sublinhando que Washington não participou nas negociações para a trégua.

"Qualquer esforço que ponha fim à violência, salve vidas e crie as condições para novas negociações políticas produtivas será bem-vindo".

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, manifestou a sua satisfação com o acordo e manifestou a expectativa de que permita negociações de paz.

"Estes progressos devem contribuir para negociações entre as partes, inclusivas e produtivas, que foram convocadas sob os auspícios da ONU para 8 de fevereiro", afirmou em comunicado.

O cessar-fogo, anunciado pela Rússia e pela Turquia, entra em vigor em todo o território sírio às 00:00 locais (22:00 TMG e Lisboa).

Segundo os termos do acordo divulgados, a trégua aplica-se a todas as partes em conflito, à exceção dos grupos Daesh e Frente da Conquista do Levante, anteriormente designada Frente al-Nosra e que é o ramo da Al-Qaeda na Síria.

Para o regime de Bashar al-Assad, a trégua é "uma verdadeira oportunidade" para alcançar uma solução pacífica para o conflito que devasta o país desde 2011.

"Há uma verdadeira oportunidade para encontrar uma solução política para a crise na Síria que ponha fim ao derramamento de sangue", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walis Mouallem.

Com Lusa

  • Putin diz que cessar-fogo na Síria é "frágil"
    0:54

    Mundo

    O presidente da Rússia garante que tudo fará para garantir que o cessar-fogo na Síria seja respeitado e resulte. Vladimir Putin avisou no entanto que acordo ainda que positivo e "um esforço notável", é bastante "frágil".

  • Exército e oposição acordam cessar-fogo na Síria

    Mundo

    O Exército da Síria anunciou que vai suspender todas as operações militares a partir da meia-noite desta quinta-feira, depois do anúncio da Rússia sobre o acordo alcançado entre o Governo e a oposição relativamente a um cessar-fogo.

  • Putin anuncia cessar-fogo na Síria

    Mundo

    O Presidente russo Vladimir Putin anunciou hoje um acordo de cessar-fogo entre Damasco e a oposição armada na Síria. Rússia e Turquia serão responsáveis por monitorizar as tréguas. A informação foi também confirmada pelo chefe da diplomacia turca.

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.