sicnot

Perfil

Mundo

EUA consideram cessar-fogo na Síria um "desenvolvimento positivo"

© Abdalrhman Ismail / Reuters

Os Estados Unidos consideraram esta quinta-feira que o cessar-fogo acordado na Síria entre o regime e a oposição e mediado pela Rússia e a Turquia é um "desenvolvimento positivo" e que esperam que abra caminho para negociações de paz.

"Esperamos que seja plenamente aplicado e respeitado por todas as partes", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, num comunicado, sublinhando que Washington não participou nas negociações para a trégua.

"Qualquer esforço que ponha fim à violência, salve vidas e crie as condições para novas negociações políticas produtivas será bem-vindo".

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, manifestou a sua satisfação com o acordo e manifestou a expectativa de que permita negociações de paz.

"Estes progressos devem contribuir para negociações entre as partes, inclusivas e produtivas, que foram convocadas sob os auspícios da ONU para 8 de fevereiro", afirmou em comunicado.

O cessar-fogo, anunciado pela Rússia e pela Turquia, entra em vigor em todo o território sírio às 00:00 locais (22:00 TMG e Lisboa).

Segundo os termos do acordo divulgados, a trégua aplica-se a todas as partes em conflito, à exceção dos grupos Daesh e Frente da Conquista do Levante, anteriormente designada Frente al-Nosra e que é o ramo da Al-Qaeda na Síria.

Para o regime de Bashar al-Assad, a trégua é "uma verdadeira oportunidade" para alcançar uma solução pacífica para o conflito que devasta o país desde 2011.

"Há uma verdadeira oportunidade para encontrar uma solução política para a crise na Síria que ponha fim ao derramamento de sangue", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walis Mouallem.

Com Lusa

  • Putin diz que cessar-fogo na Síria é "frágil"
    0:54

    Mundo

    O presidente da Rússia garante que tudo fará para garantir que o cessar-fogo na Síria seja respeitado e resulte. Vladimir Putin avisou no entanto que acordo ainda que positivo e "um esforço notável", é bastante "frágil".

  • Exército e oposição acordam cessar-fogo na Síria

    Mundo

    O Exército da Síria anunciou que vai suspender todas as operações militares a partir da meia-noite desta quinta-feira, depois do anúncio da Rússia sobre o acordo alcançado entre o Governo e a oposição relativamente a um cessar-fogo.

  • Putin anuncia cessar-fogo na Síria

    Mundo

    O Presidente russo Vladimir Putin anunciou hoje um acordo de cessar-fogo entre Damasco e a oposição armada na Síria. Rússia e Turquia serão responsáveis por monitorizar as tréguas. A informação foi também confirmada pelo chefe da diplomacia turca.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.