sicnot

Perfil

Mundo

Girafa rara e em vias de extinção nasce em Inglaterra

Chester Zoo

Uma girafa de Rothschild nasceu no Jardim Zoológico de Chester, no norte de Inglaterra. O animal raro e considerado em vias de extinção tem 1.82 metros e ainda não tem nome. A mãe Tula deu à luz no dia 26 de dezembro, o Boxing Day.

A girafa de Rothschild é uma das espécies com o maior risco de extinção do mundo. Segundo investigações, apenas 1.600 girafas Rothschild vivem na vida selvagem. Um número resultante da perda dos habitats naturais e da caça furtiva.

Uma das responsáveis pelas girafas do Zoo de Chester confirmou o perigo de extinção desta espécie. Sarah Roffe disse ao The Guardian que a chegada de uma nova cria é um "grande motivo para celebrar". "É mesmo uma das melhoras prendas de Natal que poderíamos desejar. Minutos depois de nascer, a cria conseguiu manter-se de pé, o que foi bastante agradável de se ver."

Ainda não é conhecido o sexo do animal, mas quando estiver mais habituado às longas pernas, será introduzido junto dos outros da sua espécie. "Por enquanto, é importante que a mãe e a cria passem vários dias juntas."

Apenas 90 mil girafas vivem na selva - muito menos do que os elefantes africanos em vias de extinção. Este mês, A União Internacional para a Conservação da Natureza alterou o estatuto da girafa de Rothschild de "de menos preocupação" para "vulnerável".

O número de girafas também está a diminuir devido às crises civis nos países africanos onde vivem.

Nos últimos 45 anos, a população de girafas de Rothschild no Parque Natural de Kidepo no Uganda diminui mais de 90%. Este era o local onde existia o maior número de animais desta espécie. Contudo, o número reduzido atualmente deve-se à caça furtiva da década de 90.

Esta cria é a segunda espécie em vias de extinção a nascer naquele zoo este ano. A 17 de dezembro, um elefante asiático de 12 anos deu à luz a cria Indali, após 22 meses de gestação.

  • Mais de 200 espécies de aves estão em vias de extinção

    Mundo

    Cientistas identificaram mais de 200 espécies de aves que estão em risco de extinção, mas não estão bem classificadas na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), segundo um estudo esta quarta-feira publicado na Science Advances.

  • Marcelo condecora hoje Francisco Sá Carneiro a título póstumo
    0:55

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar hoje Francisco Sá Carneiro, a título póstumo. A cerimónia será incluída nas celebrações do 25 de Abril. Também a título póstumo, o Presidente da República vai ainda homenagear o antigo bispo do Porto D. António Ferreira Gomes. As condecorações têm lugar esta tarde no Palácio de Belém para onde já estava marcada a condecoração do arquiteto Siza Vieira. Todos, diz Marcelo, são figuras ligadas à liberdade e democracia.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.