sicnot

Perfil

Mundo

Hong Kong regista segundo caso humano de vírus da gripe aviária

© Tyrone Siu / Reuters

Hong Kong confirmou hoje o segundo caso humano de infeção pelo vírus da gripe aviária desta época, dias depois de um idoso ter morrido na antiga colónia britânica devido à estirpe H7N9.

O segundo caso diz respeito a um homem de 70 anos que viajou para as cidades vizinhas de Shenzhen e Zhongshan, no interior da China, no início do mês, indicou o governo de Hong Kong em comunicado.

O idoso, que se encontra hospitalizado mas estável, afirmou ter passado por bancas de venda de aves vivas em Zhongshan, mas as autoridades indicaram estar ainda a investigar a fonte da infeção.

Os casos de gripe aviária devem subir no inverno atendendo ao seu padrão sazonal, acrescentou o governo.

Um idoso de 75 anos, que se deslocou a Changping, na província chinesa de Guangdong no final de novembro, morreu no passado domingo, menos de uma semana depois de ter testado positivo ao H7N9.

As autoridades da Região Administrativa Especial chinesa são particularmente vigilantes relativamente a epidemias, estando ainda muito presente a crise da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) em 2003. O surto afetou 1.800 habitantes em Hong Kong, fazendo 299 mortos.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.