sicnot

Perfil

Mundo

Hong Kong regista segundo caso humano de vírus da gripe aviária

© Tyrone Siu / Reuters

Hong Kong confirmou hoje o segundo caso humano de infeção pelo vírus da gripe aviária desta época, dias depois de um idoso ter morrido na antiga colónia britânica devido à estirpe H7N9.

O segundo caso diz respeito a um homem de 70 anos que viajou para as cidades vizinhas de Shenzhen e Zhongshan, no interior da China, no início do mês, indicou o governo de Hong Kong em comunicado.

O idoso, que se encontra hospitalizado mas estável, afirmou ter passado por bancas de venda de aves vivas em Zhongshan, mas as autoridades indicaram estar ainda a investigar a fonte da infeção.

Os casos de gripe aviária devem subir no inverno atendendo ao seu padrão sazonal, acrescentou o governo.

Um idoso de 75 anos, que se deslocou a Changping, na província chinesa de Guangdong no final de novembro, morreu no passado domingo, menos de uma semana depois de ter testado positivo ao H7N9.

As autoridades da Região Administrativa Especial chinesa são particularmente vigilantes relativamente a epidemias, estando ainda muito presente a crise da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) em 2003. O surto afetou 1.800 habitantes em Hong Kong, fazendo 299 mortos.

Lusa

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.