sicnot

Perfil

Mundo

Hong Kong regista segundo caso humano de vírus da gripe aviária

© Tyrone Siu / Reuters

Hong Kong confirmou hoje o segundo caso humano de infeção pelo vírus da gripe aviária desta época, dias depois de um idoso ter morrido na antiga colónia britânica devido à estirpe H7N9.

O segundo caso diz respeito a um homem de 70 anos que viajou para as cidades vizinhas de Shenzhen e Zhongshan, no interior da China, no início do mês, indicou o governo de Hong Kong em comunicado.

O idoso, que se encontra hospitalizado mas estável, afirmou ter passado por bancas de venda de aves vivas em Zhongshan, mas as autoridades indicaram estar ainda a investigar a fonte da infeção.

Os casos de gripe aviária devem subir no inverno atendendo ao seu padrão sazonal, acrescentou o governo.

Um idoso de 75 anos, que se deslocou a Changping, na província chinesa de Guangdong no final de novembro, morreu no passado domingo, menos de uma semana depois de ter testado positivo ao H7N9.

As autoridades da Região Administrativa Especial chinesa são particularmente vigilantes relativamente a epidemias, estando ainda muito presente a crise da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) em 2003. O surto afetou 1.800 habitantes em Hong Kong, fazendo 299 mortos.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52