sicnot

Perfil

Mundo

Segurança reforçada na noite de passagem de ano em Sydney

© Jason Reed / Reuters

A policia australiana vai reforçar a segurança na noite de passagem de ano, com mais 2 mil agentes nas ruas de Sydney. A unidade antiterrorista da polícia australiana deteve um homem por proferir ameaças através das redes sociais contra a celebração organizada para a passagem de ano no porto de Sydney, informaram hoje os media locais.

O homem foi detido no aeroporto de Sydney na quinta-feira, quando o suspeito desembarcou de um avião procedente do Reino Unido.

Em paralelo, a polícia fez buscas a uma vivenda e a um armazém em Sydney, onde foram apreendidos documentos e discos rígidos.

O suspeito foi acusado de ofensas contra a segurança, não lhe tendo sido imputada nenhuma acusação ao abrigo da lei antiterrorista, explicou Frank Mennilli, da polícia australiana, citado pela emissora ABC.

O suspeito deverá comparecer novamente em tribunal a 10 de janeiro.

As autoridades acreditam tratar-se de um caso isolado porque não encontraram relações entre o homem e grupos terroristas.

Na semana passada, as forças de segurança detiveram em Melbourne sete pessoas que planeavam atentados com explosivos durante o natal naquela cidade do sudeste da Austrália.

Com Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11