sicnot

Perfil

Mundo

Hollande anuncia visita às tropas francesas no Iraque na segunda-feira

Olivier Matthys

O Presidente francês, François Hollande, anunciou este sábado durante a sua tradicional mensagem de Ano Novo que vai na segunda-feira visitar os soldados franceses que combatem o Estado Islâmico no Iraque.

"Nós não acabámos com o flagelo do terrorismo. Temos de continuar a combater. No exterior: é esse o objetivo das nossas operações militares no Mali, na Síria, no Iraque, para onde vou depois de amanhã [na segunda-feira] saudar os nossos soldados", disse o chefe de Estado francês na mensagem transmitida.

É preciso "combater também" o terrorismo "no interior para impedir os atentados, controlar os indivíduos perigosos e agressivos, e prevenir a radicalização 'jihadista'", mostrando-se convicto de que "na luta contra a barbárie a democracia sairá vitoriosa", acrescentou Hollande.

Referindo-se aos atentados que assolaram a França este ano, o chefe de Estado enviou uma palavra de solidariedade às vítimas, às suas famílias e aos feridos que sofreram na pele e no coração".

Hollande falou também do recente atentado em Berlim, afirmando: "Os terroristas tentam dividir-vos, separar-vos e meter-vos medo, mas vocês mostraram que são mais fortes juntos, solidários e unidos".

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.