sicnot

Perfil

Mundo

Hollande anuncia visita às tropas francesas no Iraque na segunda-feira

Olivier Matthys

O Presidente francês, François Hollande, anunciou este sábado durante a sua tradicional mensagem de Ano Novo que vai na segunda-feira visitar os soldados franceses que combatem o Estado Islâmico no Iraque.

"Nós não acabámos com o flagelo do terrorismo. Temos de continuar a combater. No exterior: é esse o objetivo das nossas operações militares no Mali, na Síria, no Iraque, para onde vou depois de amanhã [na segunda-feira] saudar os nossos soldados", disse o chefe de Estado francês na mensagem transmitida.

É preciso "combater também" o terrorismo "no interior para impedir os atentados, controlar os indivíduos perigosos e agressivos, e prevenir a radicalização 'jihadista'", mostrando-se convicto de que "na luta contra a barbárie a democracia sairá vitoriosa", acrescentou Hollande.

Referindo-se aos atentados que assolaram a França este ano, o chefe de Estado enviou uma palavra de solidariedade às vítimas, às suas famílias e aos feridos que sofreram na pele e no coração".

Hollande falou também do recente atentado em Berlim, afirmando: "Os terroristas tentam dividir-vos, separar-vos e meter-vos medo, mas vocês mostraram que são mais fortes juntos, solidários e unidos".

Lusa

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.