sicnot

Perfil

Mundo

Hollande anuncia visita às tropas francesas no Iraque na segunda-feira

Olivier Matthys

O Presidente francês, François Hollande, anunciou este sábado durante a sua tradicional mensagem de Ano Novo que vai na segunda-feira visitar os soldados franceses que combatem o Estado Islâmico no Iraque.

"Nós não acabámos com o flagelo do terrorismo. Temos de continuar a combater. No exterior: é esse o objetivo das nossas operações militares no Mali, na Síria, no Iraque, para onde vou depois de amanhã [na segunda-feira] saudar os nossos soldados", disse o chefe de Estado francês na mensagem transmitida.

É preciso "combater também" o terrorismo "no interior para impedir os atentados, controlar os indivíduos perigosos e agressivos, e prevenir a radicalização 'jihadista'", mostrando-se convicto de que "na luta contra a barbárie a democracia sairá vitoriosa", acrescentou Hollande.

Referindo-se aos atentados que assolaram a França este ano, o chefe de Estado enviou uma palavra de solidariedade às vítimas, às suas famílias e aos feridos que sofreram na pele e no coração".

Hollande falou também do recente atentado em Berlim, afirmando: "Os terroristas tentam dividir-vos, separar-vos e meter-vos medo, mas vocês mostraram que são mais fortes juntos, solidários e unidos".

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC