sicnot

Perfil

Mundo

Israel e Rússia discutem coordenação militar na Síria

© Abdalrhman Ismail / Reuters

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiram este sábado a continuação da sua coordenação militar na Síria.

A conversa telefónica, divulgada pelo gabinete de Netanyahu, aconteceu antes de o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter adotado por unanimidade uma resolução a apoiar a iniciativa da Rússia e da Turquia de um cessar-fogo na Síria.

O cessar-fogo na Síria está em vigor desde as 22:00 GMT de quinta-feira (a mesma hora em Lisboa) e foi aceite tanto pelo exército sírio como pelos rebeldes e grupos da oposição.

Segundo o gabinete do chefe de Governo de Israel, Netanyahu falou "com o Presidente russo sobre os desenvolvimentos na região, principalmente na Síria", o que considera que prova a continuação da coordenação entre os dois países no conflito daquele país.

Durante uma visita a Moscovo, em 21 de abril, Netanyahu tinha discutido com o Presidente Putin a coordenação militar entre os dois países destinada a prevenir conflitos entre aviões israelitas e russos no espaço aéreo sírio.

Em junho, o primeiro-ministro de Israel voltou à capital russa para discutir "a aplicação destes acordos", indicou ainda o seu gabinete.

A Rússia tem apoiado militarmente o regime de Bashar al-Assad, em particular com ataques aéreos contra os grupos armados que lutam contra as forças governamentais.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.