sicnot

Perfil

Mundo

Israel e Rússia discutem coordenação militar na Síria

© Abdalrhman Ismail / Reuters

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiram este sábado a continuação da sua coordenação militar na Síria.

A conversa telefónica, divulgada pelo gabinete de Netanyahu, aconteceu antes de o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter adotado por unanimidade uma resolução a apoiar a iniciativa da Rússia e da Turquia de um cessar-fogo na Síria.

O cessar-fogo na Síria está em vigor desde as 22:00 GMT de quinta-feira (a mesma hora em Lisboa) e foi aceite tanto pelo exército sírio como pelos rebeldes e grupos da oposição.

Segundo o gabinete do chefe de Governo de Israel, Netanyahu falou "com o Presidente russo sobre os desenvolvimentos na região, principalmente na Síria", o que considera que prova a continuação da coordenação entre os dois países no conflito daquele país.

Durante uma visita a Moscovo, em 21 de abril, Netanyahu tinha discutido com o Presidente Putin a coordenação militar entre os dois países destinada a prevenir conflitos entre aviões israelitas e russos no espaço aéreo sírio.

Em junho, o primeiro-ministro de Israel voltou à capital russa para discutir "a aplicação destes acordos", indicou ainda o seu gabinete.

A Rússia tem apoiado militarmente o regime de Bashar al-Assad, em particular com ataques aéreos contra os grupos armados que lutam contra as forças governamentais.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.