sicnot

Perfil

Mundo

Israel e Rússia discutem coordenação militar na Síria

© Abdalrhman Ismail / Reuters

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiram este sábado a continuação da sua coordenação militar na Síria.

A conversa telefónica, divulgada pelo gabinete de Netanyahu, aconteceu antes de o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter adotado por unanimidade uma resolução a apoiar a iniciativa da Rússia e da Turquia de um cessar-fogo na Síria.

O cessar-fogo na Síria está em vigor desde as 22:00 GMT de quinta-feira (a mesma hora em Lisboa) e foi aceite tanto pelo exército sírio como pelos rebeldes e grupos da oposição.

Segundo o gabinete do chefe de Governo de Israel, Netanyahu falou "com o Presidente russo sobre os desenvolvimentos na região, principalmente na Síria", o que considera que prova a continuação da coordenação entre os dois países no conflito daquele país.

Durante uma visita a Moscovo, em 21 de abril, Netanyahu tinha discutido com o Presidente Putin a coordenação militar entre os dois países destinada a prevenir conflitos entre aviões israelitas e russos no espaço aéreo sírio.

Em junho, o primeiro-ministro de Israel voltou à capital russa para discutir "a aplicação destes acordos", indicou ainda o seu gabinete.

A Rússia tem apoiado militarmente o regime de Bashar al-Assad, em particular com ataques aéreos contra os grupos armados que lutam contra as forças governamentais.

Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00