sicnot

Perfil

Mundo

Merkel pede aos alemães coesão e valores contra o terrorismo

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje aos alemães para darem mostras de coesão e compromisso com os valores democráticos em face do terrorismo, depois do atentado da semana passada num mercado de Natal em Berlim.

Na mensagem de Ano Novo, Merkel afirmou ser "amargo e revoltante" o ataque ter sido perpetrado por um requerente de asilo, um tunisino imigrado na Alemanha que a 19 de dezembro entrou com um camião pelo mercado matando 12 pessoas.

A chanceler defendeu no entanto a decisão que tomou em setembro de 2015 de acolher centenas de milhares de refugiados, na sua maioria de países árabes e muçulmanos.

"Quando vemos as imagens de Alepo bombardeada, temos de voltar a sublinhar como foi importante e certo ajudar os que precisavam da nossa proteção", disse, acrescentando que é com "humanidade e abertura" que se enfrenta o ódio.

"Ao retomarmos as nossas vidas e o nosso trabalho, dizemos aos terroristas: vocês são assassinios cheios de ódio, mas não vão definir como nós vamos viver e como queremos viver: livres, solidários e abertos", disse.

Merkel prometeu que em 2017 o governo vai "estabelecer prontamente todas as mudanças políticas ou legais necessárias" para colmatar quaisquer lacunas de segurança, como as que poderão ter facilitado o ataque de Berlim.

Mas frisou que não devem colocar-se determinados grupos de pessoas sob um manto de suspeita.

Sem se referir aos partidos e movimentos populistas, Merkel criticou os que apresentam um quadro "distorcido da democracia", assegurando que o sistema "é forte e permite a todos participar" e "aceita, não, exige contradição e críticas".

"Críticas que respeitam os indivíduos, que procuram soluções e compromissos e que não excluem grupos inteiros", disse, instando os políticos a não esquecerem estas orientações na pré-campanha e campanha para as eleições de 2017.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato. 

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.