sicnot

Perfil

Mundo

Piloto embriagado detido antes de descolar avião com 100 passageiros

A polícia de Calgary deteve no sábado um piloto de uma companhia aérea canadiana por estar alcoolizado e ter perdido a consciência, antes de descolar um avião com 100 passageiros a bordo

"O piloto embarcou num avião da Sunwing, juntamente com 99 passageiros e cinco membros da tripulação, pouco antes das 7:00 de sábado. O seu comportamento foi anormal, tendo inclusive os funcionários do aeroporto reparado", afirmou o sargento Paul Stacey, em declarações aos média locais.

O piloto perdeu a consciência na cabine do Boing 738, que tinha como destino Cancun, no México.

A polícia foi chamada a intervir e deteve o piloto, que tinha um valor de álcool no sangue "três vezes mais do que o permitido", que são 0,08 miligramas, já considerado um crime no Canadá.

Para já a polícia indiciou o homem pela suspeita de descuido de ter a seu cargo uma aeronave e estar embriagado, e de ultrapassar o limite de álcool no sangue.

No entanto, a agência que supervisiona os transportes no Canadá pode ainda indiciar o piloto de outros crimes.

O homem foi identificado como Miroslav Gronych, de 37 anos, de nacionalidade eslovaca, e com visto de trabalho no Canadá.

O piloto vai ser ouvido em tribunal para primeiro interrogatório na próxima quinta-feira.

Após o incidente e com a substituição do piloto, o avião seguiu para o México, com paragens em Regina e em Winnipeg.

Lusa

  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas celebrações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.