sicnot

Perfil

Mundo

Polícia tem pistas sobre a identidade do autor do atentado em Istambul

© HUSEYIN ALDEMIR / Reuters

O atacante que no sábado à noite matou 39 pessoas numa discoteca em Istambul deixou a arma no local e a polícia tem algumas pistas sobre a sua identidade, afirmou hoje o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim.

Em conferência de imprensa, Yildirim rejeitou a informação prestada pelas autoridades policiais de que o atacante estivesse vestido de Pai Natal: "Ouvi dizer que o terrorista estava vestido de Pai Natal, mas não é verdade".

O primeiro-ministro turco adiantou que a polícia tem "algumas pistas sobre a identidade dos atacantes", sem entrar em mais pormenores.

"Alguns dados começam a aparecer, mas as autoridades estão a trabalhar para alcançar um resultado concreto", declarou sobre quem poderá ter cometido o ataque na noite de sábado, na discoteca Reina, onde decorriam as comemorações do final do ano, causando 39 mortos e 69 feridos.

De acordo com o governante, há "três ou quatro" feridos em estado crítico, sem revelar mais detalhes.

A cadeia televisiva CNN turca noticiou que a polícia lançou uma operação policial em Kuruçesme, um bairro vizinho ao de Ortakoy, onde decorreu o ataque.

No ano de 2016, a Turquia sofreu uma série de ataques, a maioria reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico ou pelos rebeldes curdos e que provocaram centenas de mortos.

Binali Yildirim garantiu que a Turquia "não se subjugará ao terror", acrescentando que "o terrorismo é uma ameaça para a humanidade".

Segundo fontes diplomáticas de diversos países, o ataque provocou a morte a três cidadãos jordanos e ferimentos em mais quatro, matou dois tunisinos e um número ainda não especificado de sauditas.

Um israelita também foi morto e outro ferido no sábado à noite, bem como dois indianos e um homem com dupla nacionalidade belga e turca e ainda vários marroquinos, libaneses e líbios.

Segundo o balanço provisório do ministro francês dos negócios estrangeiros, o atentado feriu também três cidadãos gauleses.

Lusa

  • Papa condena atentado na Turquia
    1:57

    Mundo

    O Papa Francisco condenou hoje o atentado de Istambul que provocou 39 mortos. Na primeira missa do ano apelou à luta contra uma praga a que chamou terrorismo.

  • 2016 foi o ano com mais atentados de sempre na Turquia
    2:23

    Mundo

    Ainda não há qualquer confirmação acerca das nacionalidade das vítimas estrangeiras do atentado desta madrugada em Istambul. O correspondente da SIC na Turquia, José Pedro Tavares, relembra como o ano de 2016 foi o pior de sempre a nível de terrorismo na Turquia com mais de 20 atentados.

  • Ataque em discoteca de Istambul faz 39 mortos
    2:26

    Mundo

    A noite da passagem de ano na Turquia fica marcada por um ataque numa das mais emblemáticas discotecas de Istambul. Pelo menos 39 pessoas morreram e 69 ficaram feridas. As autoridades continuam à procura do atacante.

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

    SIC

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mas do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.