sicnot

Perfil

Mundo

Trump quer primeiro-ministro de Israel na tomada de posse a 20 de janeiro

© Jonathan Ernst / Reuters

Os assessores do Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, querem o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na tomada de posse marcada para 20 de janeiro, noticia este domingo o New York Post.

"Há um plano para Trump reunir-se com Netanyahu. [...] Têm conversado muito e Netanyahu tem falado de vir à tomada de posse", segundo adiantaram ao diário nova-iorquino fontes próximas da equipa de transição de Donald Trump.

Liderado pelo filho, Jared kushner, o grupo de Trump tem vindo a cortejar "agressivamente" o primeiro-ministro israelita para estar presente na tomada de posse, adiantaram as mesmas fontes.

Na semana passada, Netanyahu agradeceu ao magnata nova-iorquino o "apoio incondicional" a Israel depois de Trump ter criticado no Twitter a recente resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que exigiu a Israel o fim "imediato" e "completo" da política de colonatos nos territórios palestinianos.

Lusa

  • Embaixador americano deixa Lisboa após tomada de posse de Trump
    1:42

    Mundo

    Com a tomada de posse de Donald Trump, o embaixador dos Estados Unidos em Portugal, nomeado pela administração Obama, vai deixar o cargo a 20 de janeiro. Robert Sherman nunca escondeu o quanto gostava de Portugal e ficou conhecido pelos vídeos de apoio à seleção nacional de futebol durante o Euro 2016.

  • Putin recusa expulsar diplomatas dos EUA e aguarda pela posse de Trump
    2:16

    Mundo

    A Rússia não vai expulsar nenhum diplomata dos Estados Unidos, em retaliação pela expulsão de 35 russos por alegada interferência nas presidenciais norte-americanas. A sugestão chegou a ser feita pelo chefe da diplomacia russa, mas foi recusada por Vladimir Putin, que prefere esperar pela posse de Donald Trump.

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38