sicnot

Perfil

Mundo

Dirigente republicana alerta para ameaça da politica ambiental de Trump 

Christine Todd Whitman liderou a Agência de Proteção Ambiental durante a Presidência de George W. Bush, de 2001 a 2003.

ROBERT F. BUKATY

A republicana Christine Todd Whitman, presidente da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos durante da Administração de George W. Bush, diz que está preocupada com o futuro dos netos perante a ameaça da politica ambiental de Donald Trump.

Christine Todd Whitman acusa o Presidente eleito nos EUA de ignorar as evidências científica e de pretender relegar para segundo plano as politicas de proteção do clima e coloca o futuro do planeta em risco.

Destacada figura do Partido Republicano, Todd Whitman manifestou publicamente a sua oposição a Donald Trump. A também ex-governadora do estado de Nova Jersey defende que os EUA devem encontrar uma forma de promover a economia sem danificar o planeta.

Os detalhes sobre a política ambiental que será seguida pela administração Trump ainda não são totalmente claros, mas a sua equipa já foi adiantando que pretende apoiar a indústria do carvão, facilitar a distribuição de petróleo e autorizar a exploração do subsolo no Ártico.

Em termos políticos, ameaçam quebrar os acordos internacionais de proteção ambiental subscritos pelo Presidente Barack Obama.

As declarações de Todd Whitman foram proferidas durante uma entrevista para um documentário que será transmitido esta semana pela estação britânica BBC.

"Parece-me muito preocupante que pareça haver um desdém pela ciência no que diz respeito à proteção ambiental".

"Estou terrivelmente preocupada com o futuro da minha família e de todas as famílias por todo o Mundo porque a Mãe Natureza não tem fronteiras e o que um país faz realmente afeta vida de outros países", afirmou a dirigente republicana.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.