sicnot

Perfil

Mundo

Dirigente republicana alerta para ameaça da politica ambiental de Trump 

Christine Todd Whitman liderou a Agência de Proteção Ambiental durante a Presidência de George W. Bush, de 2001 a 2003.

ROBERT F. BUKATY

A republicana Christine Todd Whitman, presidente da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos durante da Administração de George W. Bush, diz que está preocupada com o futuro dos netos perante a ameaça da politica ambiental de Donald Trump.

Christine Todd Whitman acusa o Presidente eleito nos EUA de ignorar as evidências científica e de pretender relegar para segundo plano as politicas de proteção do clima e coloca o futuro do planeta em risco.

Destacada figura do Partido Republicano, Todd Whitman manifestou publicamente a sua oposição a Donald Trump. A também ex-governadora do estado de Nova Jersey defende que os EUA devem encontrar uma forma de promover a economia sem danificar o planeta.

Os detalhes sobre a política ambiental que será seguida pela administração Trump ainda não são totalmente claros, mas a sua equipa já foi adiantando que pretende apoiar a indústria do carvão, facilitar a distribuição de petróleo e autorizar a exploração do subsolo no Ártico.

Em termos políticos, ameaçam quebrar os acordos internacionais de proteção ambiental subscritos pelo Presidente Barack Obama.

As declarações de Todd Whitman foram proferidas durante uma entrevista para um documentário que será transmitido esta semana pela estação britânica BBC.

"Parece-me muito preocupante que pareça haver um desdém pela ciência no que diz respeito à proteção ambiental".

"Estou terrivelmente preocupada com o futuro da minha família e de todas as famílias por todo o Mundo porque a Mãe Natureza não tem fronteiras e o que um país faz realmente afeta vida de outros países", afirmou a dirigente republicana.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Crianças no Daesh - 2ª Parte
    23:43
  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Estes engenheiros não tiveram formação para exercer arquitetura"
    7:00

    País

    O Parlamento aprovou esta quarta-feira as propostas do PSD e do PAN para devolver aos engenheiros a possibilidade de assinarem projetos de arquitetura. Os aquitetos discordam da medida. José Manuel Pedreirinho, presidente da Ordem dos arquitetos, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Foi uma grande honra ser deputado"
    1:23

    País

    Alberto Martins vai deixar a vida política, o socialista renunciou esta quarta-feira ao cargo de deputado, que ocupava há 30 anos, com algumas interrupções. Alberto Martins desempenhou funções de ministro da Reforma do Estado no segundo Governo de António Guterres, e de ministro da Justiça no segundo Executivo liderado por josé Sócrates. O socialista vai ser substituído por Hugo Carvalho.