sicnot

Perfil

Mundo

E se o Titanic sofreu um incêndio antes de embater contra o iceberg?

Não muda a história. Mas são novos dados. As conclusões são de Senan Malony, jornalista e especialista no Titanic que, há 30 anos, investiga a história do navio mais conhecido do mundo.

Novas provas apontam para um possível incêndio que ocorreu no casco do navio antes da sua partida, o que o poderá ter tornado até 75% menos resistente.

A tragédia, onde morreram mais de 1.500 pessoas a 15 de abril de 1912, é apontada como consequência de um embate. No entanto, Malony afirma que há provas de um incêndio que aconteceu cerca de três semanas antes de embater contra o iceberg.


Ira Schwarz

Segundo Malony, a tripulação do navio recebeu instruções de J. Bruce Ismay, presidente da companhia que construiu o navio, para não mencionar a situação nenhum dos 2.500 passageiros do Titanic.

Acrescenta que o navio terá sido mesmo posicionado do lado contrário no porto de Southampton, no momento do embarque, de forma a que os passageiros não vissem o lado lesado.

Estes novos dados vão ser exibidos em documentário "Titanic: The new evidence" (Titanic: A nova evidência), no Reino Unido.

Segundo o autor "o fogo era conhecido, mas foi minimizado. [O Titanic] Nunca deveria ter sido levado para o mar. Estava programado sair numa quarta-feira e só partiram sábado, então deve ter sido um incêndio grande. Mas foi algo que mudou a história? Na minha opinião pessoal é de que isso não fez qualquer diferença."

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.