sicnot

Perfil

Mundo

E se o Titanic sofreu um incêndio antes de embater contra o iceberg?

Não muda a história. Mas são novos dados. As conclusões são de Senan Malony, jornalista e especialista no Titanic que, há 30 anos, investiga a história do navio mais conhecido do mundo.

Novas provas apontam para um possível incêndio que ocorreu no casco do navio antes da sua partida, o que o poderá ter tornado até 75% menos resistente.

A tragédia, onde morreram mais de 1.500 pessoas a 15 de abril de 1912, é apontada como consequência de um embate. No entanto, Malony afirma que há provas de um incêndio que aconteceu cerca de três semanas antes de embater contra o iceberg.


Ira Schwarz

Segundo Malony, a tripulação do navio recebeu instruções de J. Bruce Ismay, presidente da companhia que construiu o navio, para não mencionar a situação nenhum dos 2.500 passageiros do Titanic.

Acrescenta que o navio terá sido mesmo posicionado do lado contrário no porto de Southampton, no momento do embarque, de forma a que os passageiros não vissem o lado lesado.

Estes novos dados vão ser exibidos em documentário "Titanic: The new evidence" (Titanic: A nova evidência), no Reino Unido.

Segundo o autor "o fogo era conhecido, mas foi minimizado. [O Titanic] Nunca deveria ter sido levado para o mar. Estava programado sair numa quarta-feira e só partiram sábado, então deve ter sido um incêndio grande. Mas foi algo que mudou a história? Na minha opinião pessoal é de que isso não fez qualquer diferença."

  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, um cachalote-pigmeu com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto à margem norte do Rio Tejo. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Em atualização

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.