sicnot

Perfil

Mundo

Grupos rebeldes sírios suspendem discussões para paz por violação de trégua

© Bassam Khabieh / Reuters

Uma dezena de grupos rebeldes sírios anunciaram esta segunda-feira a suspensão de todas as discussões ligadas às negociações de paz previstas para Astana, em resposta "à violação" pelo regime da Síria da trégua em vigor há quatro dias.

"As violações continuam, as frações rebeldes anunciam o congelamento de todas as discussões relacionadas com as negociações em Astana (capital do Cazaquistão)", referem, em comunicado.

As negociações de paz, patrocinadas pelo Irão, Rússia, aliada do regime de Damasco, e Turquia, que apoia os rebeldes, estavam previstas para ter início no final de janeiro.

No comunicado, os rebeldes afirmam ter respeitado o "cessar-fogo em todo o território sírio, mas o regime e os seus aliados continuaram a abrir fogo e fizeram frequentes e significativas violações, incluindo nas regiões (rebeldes) de Wadi Barada e em Ghuta", ambas localizadas na província de Damasco.

"Apesar de repetidos pedidos feitos à parte que apoia o regime (a Rússia), as violações continuaram, ameaçando as vidas de centenas de milhares de pessoas", denunciam.

Lusa

  • Drones no combate ao terrorismo
    5:25

    Mundo

    Os drones têm cada vez mais importância estratégica nas guerras atuais e na luta antiterrorista. Os Estados Unidos e Israel são hoje os principais exportadores, usando estes aviões para dois objetivos: recolher informação nas fronteiras terrestres e marítimas e lançar ataques seletivos, sobretudo contra líderes da Al-Qaeda e do Daesh. O correspondente da SIC no Médio Oriente esteve na fronteira entre Israel e a Síria, a pilotar um drone munido com câmaras de alta resolução.

  • Penélope Cruz diz que contos de fadas são muito machistas

    Cultura

    Penélope Cruz revelou recentemente o sentimento de descontentamento com os contos de fadas que, a seu ver, são muito machistas. A atriz de 43 anos confessou que lê as histórias aos filhos, Leonardo de sete anos e Luna de quatro, mas que opta por alterar sempre o final.

    SIC

  • Kurt Cobain homenageado no dia em que faria 51 anos

    Cultura

    No dia em que faria 51 anos, se estivesse vivo, Kurt Cobain foi homenageado pela viúva, Courtney Love, e a filha do casal, Frances Bean. Através de publicações no Instagram, mãe e filha lembraram o fundador, vocalista e guitarrista dos Nirvana, que vai ficar para sempre na história da música.

    SIC

  • Google Maps esconde mansão de Puigdemont na Bélgica

    Mundo

    Depois de fugir de Espanha, Carles Puigdemont refugiou-se na Bélgica para evitar uma possível extradição. O refúgio que encontrou foi uma mansão no município de Waterloo, por 4.400 euros ao mês. Agora, a pedido do ex-presidente do Governo da Catalunha, essa mesma mansão foi "apagada" do Google Maps.

    SIC

  • 50 empresas estão a recrutar na Universidade Católica
    1:46

    Economia

    A Universidade Católica de Lisboa reuniu 50 empresas nacionais e internacionais numa feira de emprego esta terça-feira e amanhã. As empresas procuram novos candidatos para os lugares que têm disponíveis nos departamentos de Economia, Finanças e Gestão.