sicnot

Perfil

Mundo

Grupos rebeldes sírios suspendem discussões para paz por violação de trégua

© Bassam Khabieh / Reuters

Uma dezena de grupos rebeldes sírios anunciaram esta segunda-feira a suspensão de todas as discussões ligadas às negociações de paz previstas para Astana, em resposta "à violação" pelo regime da Síria da trégua em vigor há quatro dias.

"As violações continuam, as frações rebeldes anunciam o congelamento de todas as discussões relacionadas com as negociações em Astana (capital do Cazaquistão)", referem, em comunicado.

As negociações de paz, patrocinadas pelo Irão, Rússia, aliada do regime de Damasco, e Turquia, que apoia os rebeldes, estavam previstas para ter início no final de janeiro.

No comunicado, os rebeldes afirmam ter respeitado o "cessar-fogo em todo o território sírio, mas o regime e os seus aliados continuaram a abrir fogo e fizeram frequentes e significativas violações, incluindo nas regiões (rebeldes) de Wadi Barada e em Ghuta", ambas localizadas na província de Damasco.

"Apesar de repetidos pedidos feitos à parte que apoia o regime (a Rússia), as violações continuaram, ameaçando as vidas de centenas de milhares de pessoas", denunciam.

Lusa

  • Drones no combate ao terrorismo
    5:25

    Mundo

    Os drones têm cada vez mais importância estratégica nas guerras atuais e na luta antiterrorista. Os Estados Unidos e Israel são hoje os principais exportadores, usando estes aviões para dois objetivos: recolher informação nas fronteiras terrestres e marítimas e lançar ataques seletivos, sobretudo contra líderes da Al-Qaeda e do Daesh. O correspondente da SIC no Médio Oriente esteve na fronteira entre Israel e a Síria, a pilotar um drone munido com câmaras de alta resolução.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.