sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco exorta bispos a terem tolerância zero com abusos sexuais

© Remo Casilli / Reuters

O papa Francisco exortou os bispos a terem "tolerância zero" com os casos de abuso sexual de menores por membros do clero, numa carta por ocasião dos "Santos Inocentes", divulgada esta segunda-feira.

"Precisamos de ter a coragem necessária para implementar todas as medidas e proteger em tudo a vida das nossas crianças, para que tais crimes não se repitam mais. Assumamos clara e lealmente tolerância zero em relação a este assunto", afirmou o papa.

Na carta dirigida aos bispos a 28 de dezembro, Francisco convidou-os a escutarem o "choro e o gemido daquelas crianças" e também da Igreja que, disse, "chora por causa da dor das suas crianças, mas também porque conhece o pecado de alguns dos seus membros".

"O sofrimento, a história e a dor dos menores que foram abusados sexualmente por sacerdotes. Pecados que nos envergonha. Pessoas que os tinham à sua responsabilidade destroçaram a sua dignidade", lamentou o papa.

Na carta, o papa Francisco recordou também as situações dramáticas que afetam milhões de crianças em todo o mundo.

Lusa

  • Papa condena atentado na Turquia
    1:57

    Mundo

    O Papa Francisco condenou hoje o atentado de Istambul que provocou 39 mortos. Na primeira missa do ano apelou à luta contra uma praga a que chamou terrorismo.

  • Papa critica "orfandade espiritual", "cancro que corrói a alma"
    0:57

    Mundo

    Na primeira missa do ano, o Papa Francisco fez uma reflexão sobre "orfandade espiritual" e falou sobre a forma como pode degradar a alma. Perante milhares de fiéis que assistiam à missa na Basílica de S. Pedro, no dia em que a Igreja festeja a Jornada Mundial da Paz, o Papa disse ainda que a humildade e a ternura são virtudes dos fortes. 

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.