sicnot

Perfil

Mundo

Abatidas mais de 30 milhões de aves na Coreia do Sul devido à gripe aviária em 50 dias

O número de pessoas mortas na China pelo vírus da gripe aviária H7N9 subiu para seis. Há, ainda, 14 pessoas infetadas com a doença, revelaram os meios de comunicação oficiais, a 5 de abril de 2013.

© Stringer China / Reuters

Mais de 30 milhões de galinhas e patos foram abatidos na Coreia do Sul em menos de 50 dias devido a uma estirpe altamente patogénica da gripe aviária que se espalhou rapidamente pelo país, informou a agência Yonhap.

Desde que foi reportado o primeiro caso no sudoeste do país, a 16 de novembro, foram abatidas 30,33 milhões de aves, um número que representa quase 20% dos 165,2 milhões de aves criadas em todo o país.

O primeiro-ministro e presidente em exercício da Coreia do Sul, Hwang Kyo-ahn, afirmou esta terça-feira que o surto de gripe aviária se encontra quase controlado.

"O número de casos suspeitos de gripe aviária reduziu-se a um ou dois por dia, o que indica que o contágio está sob controlo", disse em conferência de imprensa.

Hwang Kyo-ahn advertiu, no entanto, para a necessidade de manter as medidas de controlo, até que seja declarado o fim do surto.

"Para dar por terminado o surto, devemos manter as minuciosas atividades preventivas de quarentena, como o reforço dos protocolos de vigilância, o cumprimento das normativas de quarentena, a zelosa supervisão das zonas afetadas", entre outras, afirmou, em declarações reproduzidas pela agência Yonhap.

Trata-se do maior surto de gripe aviária dos últimos anos na Coreia do Sul.

Em 2014, foram sacrificadas mais de 14 milhões de aves.

Lusa

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • SC Braga volta a vencer e avança na Liga Europa
    2:26
  • Vitória complica contas do apuramento
    1:30