sicnot

Perfil

Mundo

Abatidas mais de 30 milhões de aves na Coreia do Sul devido à gripe aviária em 50 dias

O número de pessoas mortas na China pelo vírus da gripe aviária H7N9 subiu para seis. Há, ainda, 14 pessoas infetadas com a doença, revelaram os meios de comunicação oficiais, a 5 de abril de 2013.

© Stringer China / Reuters

Mais de 30 milhões de galinhas e patos foram abatidos na Coreia do Sul em menos de 50 dias devido a uma estirpe altamente patogénica da gripe aviária que se espalhou rapidamente pelo país, informou a agência Yonhap.

Desde que foi reportado o primeiro caso no sudoeste do país, a 16 de novembro, foram abatidas 30,33 milhões de aves, um número que representa quase 20% dos 165,2 milhões de aves criadas em todo o país.

O primeiro-ministro e presidente em exercício da Coreia do Sul, Hwang Kyo-ahn, afirmou esta terça-feira que o surto de gripe aviária se encontra quase controlado.

"O número de casos suspeitos de gripe aviária reduziu-se a um ou dois por dia, o que indica que o contágio está sob controlo", disse em conferência de imprensa.

Hwang Kyo-ahn advertiu, no entanto, para a necessidade de manter as medidas de controlo, até que seja declarado o fim do surto.

"Para dar por terminado o surto, devemos manter as minuciosas atividades preventivas de quarentena, como o reforço dos protocolos de vigilância, o cumprimento das normativas de quarentena, a zelosa supervisão das zonas afetadas", entre outras, afirmou, em declarações reproduzidas pela agência Yonhap.

Trata-se do maior surto de gripe aviária dos últimos anos na Coreia do Sul.

Em 2014, foram sacrificadas mais de 14 milhões de aves.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.