sicnot

Perfil

Mundo

Al-Qaeda apela aos "lobos solitários" para atacarem EUA, França e Rússia

© Khalil Ashawi / Reuters

Grupos próximos da rede terrorista Al-Qaida apelaram, nas últimas horas, através das redes sociais, aos "lobos solitários" extremistas para perpetrarem ataques em países como os Estados Unidos, França e Rússia.

"Vinga-te dos crimes cometidos pelos "kuffar" (apóstatas) contra os teus irmãos e irmãs muçulmanas", de acordo com uma mensagem em inglês dessa campanha de propaganda numa conta próxima da organização Al-Qaida na Península Arábica (AQPA) e distribuída por diversas contas relacionadas.

Os apelos transmitidos nessa conta anónima no serviço de mensagens instantâneas, que foi aberta na segunda-feira, foram elaborados de forma profissional e incluem fotografias, frases e textos de incitação em árabe, inglês e russo.

"Se sonhas viajar para a terra da "jihad" (guerra santa) para defender os muçulmanos, tens uma opção melhor: vencer e castigar os inimigos de Alá nas suas casas", sublinham alguns anúncios.

Apesar de a maioria destes textos não esclarecer os motivos da vingança, dois cartazes referem-se às operações militares nas quais participam os Estados Unidos, a Rússia e a França contra grupos extremistas na Síria.

"Alá mostrou-te o que deseja e grande é oferecer a felicidade aos corações de crianças e mulheres sírias e emboscar os inimigos de Alá e atacar pontos sensíveis nos seus países", afirmou.

Um destes textos define o "lobo solitário" como um "jovem que desestabiliza os apóstatas na sua terra".

Em janeiro de 2015, a AQPA reivindicou, em vídeo difundido na internet, o atentado contra a redação do semanário satírico Charlie Hebdo, em Paris, e no qual morreram 12 pessoas.

A AQPA, com base no Iémen e dirigida pelo líder iemenita Qasem al Rimi, conhecido como "Abu Huraira al Sannani", é considerada um dos ramos mais perigosos e ativos da Al-Qaida pelas autoridades norte-americanas.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

    SIC

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mas do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.