sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro bispo católico indiciado por pedofilia nos EUA morreu aos 83 anos

O primeiro bispo católico nos Estados Unidos a ser envolvido numa acusação de abuso sexual, Thomas Dupre, morreu aos 83 anos, anunciou esta terça-feira a diocese de Springfield.

O bispo morreu na sexta-feira e não foi revelada a causa da morte.

Thomas Dupre tornou-se bispo nos anos 1990 e citou razões de saúde para justificar a reforma em 2004.

Meses mais tarde foi indiciado por acusações de ter violado dois rapazes nos anos 1970, mas o caso acabou por ser arquivado por os alegados crimes já terem prescrito.

Antes de Dupre se ter tornado bispo tinha sido assistente do bispo Joseph Maguire, que liderou a mesma diocese entre 1977 e 1992 e enfrentou alegações já durante a reforma de ter encoberto abusos sexuais por parte de membros do clero.

Em 2008, um homem alegou que um padre o molestou nos anos 1980 numa paróquia em Williamstown quando era adolescente. O homem disse que Maguire e Dupre sabiam que o padre tinha abusado de outros rapazes, mas designaram-no na mesma para a igreja.

Dupre retirou-se em 2006. Maguire morreu em 2014, aos 95 anos.

Lusa

  • As vítimas do ataque de Londres

    Ataque em Londres

    O ataque desta quarta-feira ao Parlamento britânico em Londres fez quatro mortos, incluindo o atacante. Cerca de 40 pessoas de 11 países diferentes ficaram feridas, entre as quais 29 precisaram de ser levadas para o hospital, onde sete continuam em estado crítico.

    Ana Rute Carvalho

  • Inclusão social em Évora
    2:08

    País

    Mais de 40 empresas do distrito de Évora abriram as portas durante um dia a pessoas portadoras de deficiência. É ideia foi sublinhar a importância da  inclusão no mercado de trabalho.