sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro bispo católico indiciado por pedofilia nos EUA morreu aos 83 anos

O primeiro bispo católico nos Estados Unidos a ser envolvido numa acusação de abuso sexual, Thomas Dupre, morreu aos 83 anos, anunciou esta terça-feira a diocese de Springfield.

O bispo morreu na sexta-feira e não foi revelada a causa da morte.

Thomas Dupre tornou-se bispo nos anos 1990 e citou razões de saúde para justificar a reforma em 2004.

Meses mais tarde foi indiciado por acusações de ter violado dois rapazes nos anos 1970, mas o caso acabou por ser arquivado por os alegados crimes já terem prescrito.

Antes de Dupre se ter tornado bispo tinha sido assistente do bispo Joseph Maguire, que liderou a mesma diocese entre 1977 e 1992 e enfrentou alegações já durante a reforma de ter encoberto abusos sexuais por parte de membros do clero.

Em 2008, um homem alegou que um padre o molestou nos anos 1980 numa paróquia em Williamstown quando era adolescente. O homem disse que Maguire e Dupre sabiam que o padre tinha abusado de outros rapazes, mas designaram-no na mesma para a igreja.

Dupre retirou-se em 2006. Maguire morreu em 2014, aos 95 anos.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52