sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro bispo católico indiciado por pedofilia nos EUA morreu aos 83 anos

O primeiro bispo católico nos Estados Unidos a ser envolvido numa acusação de abuso sexual, Thomas Dupre, morreu aos 83 anos, anunciou esta terça-feira a diocese de Springfield.

O bispo morreu na sexta-feira e não foi revelada a causa da morte.

Thomas Dupre tornou-se bispo nos anos 1990 e citou razões de saúde para justificar a reforma em 2004.

Meses mais tarde foi indiciado por acusações de ter violado dois rapazes nos anos 1970, mas o caso acabou por ser arquivado por os alegados crimes já terem prescrito.

Antes de Dupre se ter tornado bispo tinha sido assistente do bispo Joseph Maguire, que liderou a mesma diocese entre 1977 e 1992 e enfrentou alegações já durante a reforma de ter encoberto abusos sexuais por parte de membros do clero.

Em 2008, um homem alegou que um padre o molestou nos anos 1980 numa paróquia em Williamstown quando era adolescente. O homem disse que Maguire e Dupre sabiam que o padre tinha abusado de outros rapazes, mas designaram-no na mesma para a igreja.

Dupre retirou-se em 2006. Maguire morreu em 2014, aos 95 anos.

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.