sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro bispo católico indiciado por pedofilia nos EUA morreu aos 83 anos

O primeiro bispo católico nos Estados Unidos a ser envolvido numa acusação de abuso sexual, Thomas Dupre, morreu aos 83 anos, anunciou esta terça-feira a diocese de Springfield.

O bispo morreu na sexta-feira e não foi revelada a causa da morte.

Thomas Dupre tornou-se bispo nos anos 1990 e citou razões de saúde para justificar a reforma em 2004.

Meses mais tarde foi indiciado por acusações de ter violado dois rapazes nos anos 1970, mas o caso acabou por ser arquivado por os alegados crimes já terem prescrito.

Antes de Dupre se ter tornado bispo tinha sido assistente do bispo Joseph Maguire, que liderou a mesma diocese entre 1977 e 1992 e enfrentou alegações já durante a reforma de ter encoberto abusos sexuais por parte de membros do clero.

Em 2008, um homem alegou que um padre o molestou nos anos 1980 numa paróquia em Williamstown quando era adolescente. O homem disse que Maguire e Dupre sabiam que o padre tinha abusado de outros rapazes, mas designaram-no na mesma para a igreja.

Dupre retirou-se em 2006. Maguire morreu em 2014, aos 95 anos.

Lusa

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • As primeiras imagens do furacão Maria pelas Caraíbas
    2:44
  • "Myanmar não teme o escrutínio internacional"
    1:07
  • Exercício e pastilha elástica: o que faz o país com mais idosos no mundo
    1:17