sicnot

Perfil

Mundo

Cantora britânica só canta na tomada de posse de Trump sob condição

A cantora pop britânica Rebecca Ferguson, convidada para cantar na tomada de posse de Donald Trump, garante que só aceita o convite sob uma condição: se puder cantar a música "Strange Fruit", um tema de protesto contra o racismo nos Estados Unidos, celebrizado por Billie Holiday nos anos 30.

"Fui convidada e esta é a minha resposta: se me autorizarem a cantar "starsnge Fruit", uma música com uma enorme importância histórica, que esteve na lista negra nos Estados Unidos por ser demasiado controversa. Uma música que fala a todos os negros esquecidos e oprimidos dos Estados Unidos. Uma música que relembra como o amor é a única coisa que conquista todo o ódio deste mundo, então eu aceitarei o vosso convite e ver-nos-emos em Washington", escreveu Rebecca na sua conta do Twitter.

Rebecca Ferguson foi concorrente do programa X Factor do Reino Unido, em 2010.

A letra de "Strange Fruit" foi escrita nos anos 30 pelo comunista judeu Abel Meeropol, e composta como um poema de protesto contra o racismo endémico nos Estados sulistas americanos.

Quem já se recusou a atuar para Trump?

A apenas algumas semanas da tomada de posse, o comité de Trump anunciou três "atos": os Radio Cuty Rockettes, o Coro Mormon Tabernacle e a estrela de 16 anos de "America's Got Talent" Jackie Evancho. No entanto, um dos membros do Coro Mormon Tabernacle desistiu, dizendo que atuar para Trump seria uma traição aos seus próprios valores. Eis a lista de todos os artistas que já se recusaram a atuar para Trump:

1. Celine Dion

2. Elton John

3. Justin Timberlake e Bruno Mars

4. Katy Perry

5. David Foster

6. Ice T

7. Dixie Chicks

8. Kiss

9. Adam Lambert

10. Rebecca Ferguson

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.