sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 130 presos fugiram de uma cadeia no sul das Filipinas

epa

Mais de 130 presos escaparam de uma cadeira no sul das Filipinas esta madrugada depois de alegados rebeldes muçulmanos terem atacado a prisão, informaram hoje as autoridades.

O diretor da prisão, Peter Bongat, disse que um guarda foi morto e um preso foi ferido num tiroteio quando dezenas de homens armados invadiram a prisão do distrito de Cotabato Norte, em Kidapawan, na província de Cotabato.

O chefe de polícia de Kidapawan, Leo Ajero, disse que dois dos 132 presos que escaparam foram recapturados, e que as tropas do exército e a polícia procuram os outros.

A cadeia tinha mais de 1.500 reclusos.

O líder de uma aldeia local Alexander Austria disse à agência de notícias Associated Press ao telefone que ele e seus homens capturaram um dos presos.

Alexander Austria disse que as trocas de tiros acordaram os residentes da sua aldeia, a vários quilómetros da prisão.

"Ouvimos o tiroteio e entrámos em ação para proteger nossa aldeia", disse.

"Tínhamos medo de que os fugitivos pudessem tentar entrar na nossa aldeia para se esconderem ou fazer reféns", acrescentou Alexander Austria.

  • Fogo reaproxima-se do Parque Empresarial de Proença-a-Nova

    País

    Um reacendimento próximo do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA) é esta quarta-feira à tarde a situação mais complicada do fogo que lavra no concelho e no local já estão concentrados meios de combate, disse à Lusa o presidente da Câmara.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14