sicnot

Perfil

Mundo

NASA envia pela primeira vez para Estação Espacial Internacional astronauta afro-americana

A agência espacial norte-americana (NASA) vai enviar pela primeira vez uma astronauta afro-americano para a Estação Espacial Internacional. Trata-se de Jeanette Epps, uma antiga agente da CIA e engenheira espacial especializada em física.

A astronauta vai para a Estação Espacial Internacional em 2018 com o comandante Andrew Feustel, depois de ter sido selecionada no verão de 2009 e o seu treino incluiu aprender russo.

Cerca de 12 astronautas afro-americanos viajaram em missões espaciais dos Estados Unidos, mas Jeanette Epps vai ser a primeira afro-americana a ir à Estação Espacial Internacional.

A NASA anunciou hoje também que vai enviar duas missões não tripuladas aos asteroides para estudar uma das eras mais antigas da história do sistema solar.

As missões batizadas de Lucy e Psyche deverão ser lançadas em 2021 e 2023, respetivamente.

A missão de Lucy vai envolver o envio de uma aeronave robótica para estudar os chamados asteroides de Troia e Júpiter.

A missão de Psyche vai explorar um grande asteroide de metal denominado 16Psyche, que está três vezes mais longe do Sol do que a Terra.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.