NASA envia pela primeira vez para Estação Espacial Internacional astronauta afro-americana

A agência espacial norte-americana (NASA) vai enviar pela primeira vez uma astronauta afro-americano para a Estação Espacial Internacional. Trata-se de Jeanette Epps, uma antiga agente da CIA e engenheira espacial especializada em física.

A astronauta vai para a Estação Espacial Internacional em 2018 com o comandante Andrew Feustel, depois de ter sido selecionada no verão de 2009 e o seu treino incluiu aprender russo.

Cerca de 12 astronautas afro-americanos viajaram em missões espaciais dos Estados Unidos, mas Jeanette Epps vai ser a primeira afro-americana a ir à Estação Espacial Internacional.

A NASA anunciou hoje também que vai enviar duas missões não tripuladas aos asteroides para estudar uma das eras mais antigas da história do sistema solar.

As missões batizadas de Lucy e Psyche deverão ser lançadas em 2021 e 2023, respetivamente.

A missão de Lucy vai envolver o envio de uma aeronave robótica para estudar os chamados asteroides de Troia e Júpiter.

A missão de Psyche vai explorar um grande asteroide de metal denominado 16Psyche, que está três vezes mais longe do Sol do que a Terra.

• Zeca Afonso morreu há 30 anos
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores

Opinião

Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

• Compensa comprar a granel?
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

• Descoberta nova espécie de primatas em Angola

Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

• Vestidos da princesa Diana em exposição

As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.