sicnot

Perfil

Mundo

Cartas da Princesa Diana arrematadas em leilão por quase 18 mil euros

© XXSTRINGERXX xxxxx / Reuters

Seis cartas enviadas pela princesa Diana a um mordomo do palácio de Buckingham, nas quais descreve o entusiasmo do filho William após o nascimento do irmão, Harry, foram esta quinta-feira leiloadas por quase 18.000 euros, noticiou a BBC.

As cartas manuscritas, enviadas nas décadas de 1980 e 1990 a Cyril Dickman, que trabalhou no palácio de Buckingham durante 50 anos, desvendam um pouco do que era a vida da princesa e da sua família no palácio de Kensington e constituem "uma coleção única de memórias reais", indicou a leiloeira Cheffins, sediada em Cambridge.

Numa dessas cartas, enviada cinco dias após o nascimento de Harry, em setembro de 1984, a princesa de Gales diz estar a viver "um período particularmente feliz".

"William adora o seu pequeno irmão e passa o tempo a cobri-lo de beijos e festas, só dificilmente deixando os pais aproximar-se", escreveu a então mulher do herdeiro da coroa britânica, o príncipe Carlos, na carta arrematada por 3.200 libras (3.700 euros), cerca de cinco vezes mais que a estimativa feita antes de ir a licitação.

"O nascimento desta pequena pessoa virou-nos a vida do avesso e tenho dificuldade em respirar com a quantidade de flores que aqui foram entregues", confidencia a princesa britânica ao mordomo, que a apoiou em situações como a morte do pai, em 1992.

Em outubro de 1992, ela escreveu outra carta, antes de viajar para a Ásia com Carlos.

"Os meninos estão bem e gostam muito da escola, apesar de o Harry estar sempre a ser repreendido", relata, acrescentando: "Partimos em novembro para uma visita à Coreia do Sul, um bom sítio para fazer as compras de Natal!".

Com um valor estimado em entre 600 e 900 libras, a carta encontrou comprador por 2.400 libras (2.800 euros).

O leilão incluía 40 objetos, entre os quais, além das cartas, fotografias e cartas de agradecimento pertencentes ao mordomo. O conjunto dos lotes alcançou 55.000 libras (64.000 euros).

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Cada vez mais pessoas viajam no Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus pais e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Carro "desgovernado" entra em loja e atropela cliente

    Mundo

    O cliente de um mini-mercado no condado de Bronx, em Nova Iorque, sobreviveu de forma incrível ao impacto de um automóvel que entrou loja adentro. Apesar da violência das imagens, o homem sobreviveu e conseguiu mesmo sair da loja pelo próprio pé até ser transportado para o hospital.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.

  • Pulseira deixa sentir os movimentos do bebé ainda na barriga da mãe

    Mundo

    A pulseira Fibo permite que os futuros pais (ou mães) consigam sentir os seus filhos a dar pontapés ainda na barriga da mãe. Desenvolvida por um designer de joias da Dinamarca, a pulseira vai transmitir os movimentos do bebé no útero, de modo a que os pais possam partilhar essa experiência da gravidez.