sicnot

Perfil

Mundo

Filho preferido de bin Laden na lista dos terroristas, EUA oferecem recompensa de 5 milhões de dólares

Osama Bin Laden (Arquivo)

© STR New / Reuters

Os Estados Unidos incluíram hoje na lista negra de "terroristas internacionais" o filho preferido de Osama bin Laden, Hamza Bin Laden. Esta decisão desencadeia automaticamente sanções jurídicas e financeiras contra o visado e impede cidadãos norte-americanos de fazer negócios com a pessoa ou organização.

Os serviços secretos norte-americanos têm afirmado que Hamza era o filho favorito do autor moral dos atentados de 11 de setembro, que estava a treiná-lo para lhe suceder como líder da Al-Qaeda.

Em agosto de 2015, a Al-Qaeda anunciou que Hamza, na altura com 22 anos, passava a fazer oficialmente parte da organização terrorista. A diplomacia norte-americana afirma que o jovem apelou a "ataques contra interesses norte-americanos, franceses e israelitas em Washington, Paris e Telavive.

Em setembro de 2016, Hamza aparece a incitar à jihad e a apelar à união das "tribos da Arábia Saudita a aliar-se à Al-Qaeda do Iémen para conduzir uma guerra contra o reino saudita".

Hamsa bin Laden fica sujeito a sanções que o impedem de realizar quaisquer transações com indivíduos nos Estados Unidos, o património que eventualmente tenha no país fica bloqueado, indicou o Departamento de Estado em comunicado, citado por agências internacionais.

Os Estados Unidos oferecem uma recompensa de 5 milhões de dólares contra a entrega de Hamsa bin Laden, hoje com 23 anos.

O filho de bin laden, Hamza bin Laden (esq.), em 2001.

O filho de bin laden, Hamza bin Laden (esq.), em 2001.

AP

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".