sicnot

Perfil

Mundo

Filho preferido de bin Laden na lista dos terroristas, EUA oferecem recompensa de 5 milhões de dólares

Osama Bin Laden (Arquivo)

© STR New / Reuters

Os Estados Unidos incluíram hoje na lista negra de "terroristas internacionais" o filho preferido de Osama bin Laden, Hamza Bin Laden. Esta decisão desencadeia automaticamente sanções jurídicas e financeiras contra o visado e impede cidadãos norte-americanos de fazer negócios com a pessoa ou organização.

Os serviços secretos norte-americanos têm afirmado que Hamza era o filho favorito do autor moral dos atentados de 11 de setembro, que estava a treiná-lo para lhe suceder como líder da Al-Qaeda.

Em agosto de 2015, a Al-Qaeda anunciou que Hamza, na altura com 22 anos, passava a fazer oficialmente parte da organização terrorista. A diplomacia norte-americana afirma que o jovem apelou a "ataques contra interesses norte-americanos, franceses e israelitas em Washington, Paris e Telavive.

Em setembro de 2016, Hamza aparece a incitar à jihad e a apelar à união das "tribos da Arábia Saudita a aliar-se à Al-Qaeda do Iémen para conduzir uma guerra contra o reino saudita".

Hamsa bin Laden fica sujeito a sanções que o impedem de realizar quaisquer transações com indivíduos nos Estados Unidos, o património que eventualmente tenha no país fica bloqueado, indicou o Departamento de Estado em comunicado, citado por agências internacionais.

Os Estados Unidos oferecem uma recompensa de 5 milhões de dólares contra a entrega de Hamsa bin Laden, hoje com 23 anos.

O filho de bin laden, Hamza bin Laden (esq.), em 2001.

O filho de bin laden, Hamza bin Laden (esq.), em 2001.

AP

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.