sicnot

Perfil

Mundo

Três detidos em Guantánamo transferidos para a Arábia Saudita

© Handout . / Reuters

Três detidos da prisão militar norte-americana de Guantánamo chegaram esta quinta-feira à Arábia Saudita, informou um jornalista da agência noticiosa France-Presse no aeroporto de Riade.

Na quarta-feira a Casa Branca tinha admitido novas transferências de detidos desta controversa prisão para outros países, apesar da oposição do presidente eleito, Donald Trump.

Membros da família de um dos detidos estavam presentes no aeroporto. Indicaram que esse prisioneiro, Mohammed Bawazir, é de nacionalidade iemenita e esteve detido 16 anos em Guantánamo, a base militar que os EUA possuem no sudeste da ilha de Cuba.

O Presidente Barack Obama não conseguiu cumprir a sua promessa de encerrar esta prisão que incarna, na perspetiva de numerosos países do mundo, os excessos da luta antiterrorista dos Estados Unidos após os atentados do 11 de setembro de 2001.

No entanto, o número de detidos foi consideravelmente reduzido. Quando assumiu funções em janeiro de 2009 encontravam-se em Guantánamo 242 detidos, e com estas novas transferências permanecem 59 prisioneiros em Guantánamo.

Lusa

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28