sicnot

Perfil

Mundo

Alerta de bomba encerra importante posto fronteiriço entre EUA e Canadá

(Arquivo)

© Blair Gable / Reuters

O posto fronteiriço de Saint-Bernard-de-Lacolle, no Quebeque (leste), um dos mais importantes entre o Canadá e os Estados Unidos, foi esta sexta-feira encerrado e evacuado devido a um alerta de bomba, informou a polícia.

A passagem pelo posto fronteiriço foi bloqueada nos dois sentidos pouco depois das 09:00 locais (14:00 TMG e Lisboa) na sequência de "um telefonema ameaçador visando os serviços alfandegários", informou uma porta-voz das forças de segurança do Quebeque, Ingrid Asselin.

"Todos os edifícios foram evacuados" e, duas horas depois, continuava em curso uma verificação completa, acrescentou.

Situado entre a província canadiana do Quebeque e o estado norte-americano de Nova Iorque, 60 quilómetros a sul de Montreal, o posto de Saint-Bernard-de-Lacolle "está encerrado", confirmaram por seu lado os serviços fronteiriços canadianos, pedindo aos automobilistas para utilizarem os postos situados a 20 Km para oeste ou 50 Km para leste.

Cerca de dois milhões de pessoas transitam anualmente por aquele posto fronteiriço.

Lusa

  • Cabras sapadores na prevenção de incêndios florestais
    2:42

    País

    Há vários regimentos de cabras sapadoras pelo país que, este ano, vão ajudar na prevenção de incêndios florestais. Este é o caso de um regimento em Amieira do Tejo, no concelho de Nisa. Tem pouco mais de 200 cabras que vão destruindo o mato, diariamente, em zonas demarcadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e, a maioria, perto de estradas. Por cada hectar intervencionado, o produtor recebe, no primeiro ano, 120 euros. Pelo país devem existir cerca de 50 iniciativas do género.

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.