sicnot

Perfil

Mundo

Detidos 18 suspeitos após atentado de quinta-feira na cidade turca de Izmir

© Tuncay Dersinlioglu / Reuters

A polícia turca deteve esta sexta-feira 18 pessoas na sequência do ataque de quinta-feira perto de um tribunal na cidade costeira de Izmir que provocou a morte de um polícia, de um funcionário e de dois assaltantes.

O ministro da Justiça, Bekir Bozdag, disse esta sexta-feira que as autoridades não duvidam que o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) "deu as ordens" para o ataque.

Dois atacantes foram mortos num tiroteio com a polícia após terem detonado um veículo armadilhado perto das instalações judiciais. Responsáveis oficiais disseram que estavam armados com espingardas automáticas, "rockets" e granadas de mão.

Bozdag discursava perante milhares de pessoas no decurso da cerimónia fúnebre do polícia morto, Fethi Sekin, que as autoridades afirmam ter evitado um ataques de grande amplitude, referiu a agência noticiosa Associated Press (AP).

Os 18 suspeitos encontram-se sob detenção, mas as autoridades turcas não forneceram mais detalhes. O atentado de quinta-feira em Izmir, a terceira cidade da Turquia, ainda não foi reivindicado.

Lusa

  • Explosão de carro armadilhado na Turquia faz quatro mortos e 11 feridos
    1:19

    Mundo

    A explosão de um carro armadilhado fez esta quinta-feira quatro mortos e pelo menos 11 feridos, junto ao principal tribunal da cidade turca de Izmir. As autoridades abateram a tiro dois suspeitos do ataque e começaram a procurar um terceiro homem envolvido. O ataque ainda não foi reivindicado, mas as autoridades suspeitam dos rebeldes curdos do PKK.

  • "Objetivo do ataque era o centro comercial de Izmir"
    0:58

    Mundo

    Um carro armadilhado explodiu esta quinta-feira perto do tribunal da cidade de Izmir, na Turquia, sendo este o segundo atentado desde o início do ano neste país. O correspondende da SIC, José Pedro Tavares, refere que o objetivo do ataque era o centro comercial mas que o carro em que seguiam os terroristas foi interceptado. Dois responsáveis pelo atentado foram abatidos a tiro e a polícia procuram um terceiro envolvido. Nesta altura há pelo menos dois mortos e 11 feridos confirmados, entre os quais polícias.

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC