sicnot

Perfil

Mundo

Detidos 18 suspeitos após atentado de quinta-feira na cidade turca de Izmir

© Tuncay Dersinlioglu / Reuters

A polícia turca deteve esta sexta-feira 18 pessoas na sequência do ataque de quinta-feira perto de um tribunal na cidade costeira de Izmir que provocou a morte de um polícia, de um funcionário e de dois assaltantes.

O ministro da Justiça, Bekir Bozdag, disse esta sexta-feira que as autoridades não duvidam que o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) "deu as ordens" para o ataque.

Dois atacantes foram mortos num tiroteio com a polícia após terem detonado um veículo armadilhado perto das instalações judiciais. Responsáveis oficiais disseram que estavam armados com espingardas automáticas, "rockets" e granadas de mão.

Bozdag discursava perante milhares de pessoas no decurso da cerimónia fúnebre do polícia morto, Fethi Sekin, que as autoridades afirmam ter evitado um ataques de grande amplitude, referiu a agência noticiosa Associated Press (AP).

Os 18 suspeitos encontram-se sob detenção, mas as autoridades turcas não forneceram mais detalhes. O atentado de quinta-feira em Izmir, a terceira cidade da Turquia, ainda não foi reivindicado.

Lusa

  • Explosão de carro armadilhado na Turquia faz quatro mortos e 11 feridos
    1:19

    Mundo

    A explosão de um carro armadilhado fez esta quinta-feira quatro mortos e pelo menos 11 feridos, junto ao principal tribunal da cidade turca de Izmir. As autoridades abateram a tiro dois suspeitos do ataque e começaram a procurar um terceiro homem envolvido. O ataque ainda não foi reivindicado, mas as autoridades suspeitam dos rebeldes curdos do PKK.

  • "Objetivo do ataque era o centro comercial de Izmir"
    0:58

    Mundo

    Um carro armadilhado explodiu esta quinta-feira perto do tribunal da cidade de Izmir, na Turquia, sendo este o segundo atentado desde o início do ano neste país. O correspondende da SIC, José Pedro Tavares, refere que o objetivo do ataque era o centro comercial mas que o carro em que seguiam os terroristas foi interceptado. Dois responsáveis pelo atentado foram abatidos a tiro e a polícia procuram um terceiro envolvido. Nesta altura há pelo menos dois mortos e 11 feridos confirmados, entre os quais polícias.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.