sicnot

Perfil

Mundo

Detidos 18 suspeitos após atentado de quinta-feira na cidade turca de Izmir

© Tuncay Dersinlioglu / Reuters

A polícia turca deteve esta sexta-feira 18 pessoas na sequência do ataque de quinta-feira perto de um tribunal na cidade costeira de Izmir que provocou a morte de um polícia, de um funcionário e de dois assaltantes.

O ministro da Justiça, Bekir Bozdag, disse esta sexta-feira que as autoridades não duvidam que o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) "deu as ordens" para o ataque.

Dois atacantes foram mortos num tiroteio com a polícia após terem detonado um veículo armadilhado perto das instalações judiciais. Responsáveis oficiais disseram que estavam armados com espingardas automáticas, "rockets" e granadas de mão.

Bozdag discursava perante milhares de pessoas no decurso da cerimónia fúnebre do polícia morto, Fethi Sekin, que as autoridades afirmam ter evitado um ataques de grande amplitude, referiu a agência noticiosa Associated Press (AP).

Os 18 suspeitos encontram-se sob detenção, mas as autoridades turcas não forneceram mais detalhes. O atentado de quinta-feira em Izmir, a terceira cidade da Turquia, ainda não foi reivindicado.

Lusa

  • Explosão de carro armadilhado na Turquia faz quatro mortos e 11 feridos
    1:19

    Mundo

    A explosão de um carro armadilhado fez esta quinta-feira quatro mortos e pelo menos 11 feridos, junto ao principal tribunal da cidade turca de Izmir. As autoridades abateram a tiro dois suspeitos do ataque e começaram a procurar um terceiro homem envolvido. O ataque ainda não foi reivindicado, mas as autoridades suspeitam dos rebeldes curdos do PKK.

  • "Objetivo do ataque era o centro comercial de Izmir"
    0:58

    Mundo

    Um carro armadilhado explodiu esta quinta-feira perto do tribunal da cidade de Izmir, na Turquia, sendo este o segundo atentado desde o início do ano neste país. O correspondende da SIC, José Pedro Tavares, refere que o objetivo do ataque era o centro comercial mas que o carro em que seguiam os terroristas foi interceptado. Dois responsáveis pelo atentado foram abatidos a tiro e a polícia procuram um terceiro envolvido. Nesta altura há pelo menos dois mortos e 11 feridos confirmados, entre os quais polícias.

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.