sicnot

Perfil

Mundo

Noruega desliga emissão de rádio FM e será o primeiro país do mundo a fazê-lo

© Jorge Silva / Reuters

A Noruega vai começar, na próxima semana, a desligar os emissores de rádio FM, tornando-se no primeiro país do mundo a fazer a transição para a rádio digital.

O fim do FM tem início na próxima quarta-feira, na província de Nordlan, e continuará de forma progressiva nos meses seguintes nas restantes 18 províncias do país, sendo que o processo deverá estar concluído a 13 de dezembro.

Isto acontecerá apenas nas rádios de emissão nacional e em algumas regionais, sendo que a maioria das estações de rádio locais podem continuar a fazê-lo.

O parlamento norueguês tomou esta decisão em maio de 2011, numa medida que foi apresentada pelo anterior Executivo de centro-esquerda e que contou com o apoio de todas as forças políticas, com exceção do Partido do Progresso, parceiro do atual Governo de coligação de direita.

De acordo com o ministério da Cultura da Noruega, a digitalização das estações de rádio permitirá poupar cerca de 22,2 milhões de euros anualmente.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.