sicnot

Perfil

Mundo

Noruega desliga emissão de rádio FM e será o primeiro país do mundo a fazê-lo

© Jorge Silva / Reuters

A Noruega vai começar, na próxima semana, a desligar os emissores de rádio FM, tornando-se no primeiro país do mundo a fazer a transição para a rádio digital.

O fim do FM tem início na próxima quarta-feira, na província de Nordlan, e continuará de forma progressiva nos meses seguintes nas restantes 18 províncias do país, sendo que o processo deverá estar concluído a 13 de dezembro.

Isto acontecerá apenas nas rádios de emissão nacional e em algumas regionais, sendo que a maioria das estações de rádio locais podem continuar a fazê-lo.

O parlamento norueguês tomou esta decisão em maio de 2011, numa medida que foi apresentada pelo anterior Executivo de centro-esquerda e que contou com o apoio de todas as forças políticas, com exceção do Partido do Progresso, parceiro do atual Governo de coligação de direita.

De acordo com o ministério da Cultura da Noruega, a digitalização das estações de rádio permitirá poupar cerca de 22,2 milhões de euros anualmente.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.