sicnot

Perfil

Mundo

Possível exemplar único de "penny" de vidro vendido por 70 mil dólares

Matt Roppolo

Um "penny" (cinco cêntimos de dólar norte-americano) cunhado em vidro, resultado de uma experiência da Casa da Moeda norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial, foi sta sexta-feirae vendido em leilão por 70.500 dólares (66.900 euros).

A casa de leilões Heritage Auctions anunciou hoje que o 'penny' (muito provavelmente um exemplar único) foi vendido na quinta-feira em Fort Lauderdale (Florida), a um comprador norte-americano que preferiu manter-se no anonimato.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o cobre (o metal mais utilizado nas moedas de cinco cêntimos nos Estados Unidos) era necessário para o fabrico de munições. A Casa da Moeda norte-americana autorizou a realização de testes com outros materiais, cunhando 'pennies' que iriam ficar fora de circulação noutros metais, em plástico e mesmo em borracha.

A empresa vidreira Blue Ridge Glass Co. no Tennessee fez 'pennies' experimentais em vidro temperado.

O antigo dono do 'penny' agora vendido, Roger Burdette, afirmou que as impressões de cunhagem da "moeda" de vidro não eram precisas, o seu tamanho e peso não eram uniformes e que tinham tendência para, ao longo do tempo, ficarem com arestas afiadas.

A mesma fonte acrescentou que os exemplares foram, provavelmente, destruídos, pelo que apenas restam dois: o que foi vendido e um outro, que está partido.

Na sequência dos testes, em 1943 a Casa da Moeda norte-americana optou por cunhar 'pennies' em aço de baixa qualidade coberto de zinco.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.