sicnot

Perfil

Mundo

FBI investiga motivos do ataque em aeroporto na Florida

FBI investiga motivos do ataque em aeroporto na Florida

O FBI mantém todas as possibilidades em aberto na investigação ao tiroteio de ontem no aeroporto de Fort Lauderdale na Florida que fez cinco mortos e oito feridos. A hipótese de terrorismo não está descartada.

Em conferência de imprensa esta noite no aeroporto onde ocorreu o tiroteio em que morreram cinco pessoas, George Piro, do FBI em Miami, disse que não foi descartado que o incidente constitua um ataque terrorista e que se mantêm em aberto todas as possibilidades.

O responsável do FBI acrescentou que as autoridades estão a rever o historial militar do atacante identificado na conferência de imprensa como Esteban Santiago, o qual deverá comparecer na segunda-feira num tribunal do condado de Broward.

Piro afirmou que Santiago, um ex-militar de 26 anos que esteve destacado no Iraque, utilizou uma pistola semiautomática durante o tiroteio, depois do qual se entregou às autoridades sem oferecer resistência.

Pouco depois do tiroteio, e antes dos detalhes sobre a saúde mental de Santiago se terem tornado público, o senador Bill Nelson, da Flórida, disse que ainda não se sabia se foi terrorismo ou se a ação de "alguém que está mentalmente perturbado".

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito ficaram feridas quando o indivíduo abriu fogo na tarde de setxa-feira na zona de recolha das bagagens no aeroporto.

A imprensa norte-americana informou que Esteban Santiago entrou em novembro num escritório do FBI em Anchorage (Alasca) e disse que escutava vozes que o instavam a alistar-se no Estado Islâmico (EI),incidente pelo qual recebeu tratamento psiquiátrico.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.