sicnot

Perfil

Mundo

FBI investiga motivos do ataque em aeroporto na Florida

FBI investiga motivos do ataque em aeroporto na Florida

O FBI mantém todas as possibilidades em aberto na investigação ao tiroteio de ontem no aeroporto de Fort Lauderdale na Florida que fez cinco mortos e oito feridos. A hipótese de terrorismo não está descartada.

Em conferência de imprensa esta noite no aeroporto onde ocorreu o tiroteio em que morreram cinco pessoas, George Piro, do FBI em Miami, disse que não foi descartado que o incidente constitua um ataque terrorista e que se mantêm em aberto todas as possibilidades.

O responsável do FBI acrescentou que as autoridades estão a rever o historial militar do atacante identificado na conferência de imprensa como Esteban Santiago, o qual deverá comparecer na segunda-feira num tribunal do condado de Broward.

Piro afirmou que Santiago, um ex-militar de 26 anos que esteve destacado no Iraque, utilizou uma pistola semiautomática durante o tiroteio, depois do qual se entregou às autoridades sem oferecer resistência.

Pouco depois do tiroteio, e antes dos detalhes sobre a saúde mental de Santiago se terem tornado público, o senador Bill Nelson, da Flórida, disse que ainda não se sabia se foi terrorismo ou se a ação de "alguém que está mentalmente perturbado".

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito ficaram feridas quando o indivíduo abriu fogo na tarde de setxa-feira na zona de recolha das bagagens no aeroporto.

A imprensa norte-americana informou que Esteban Santiago entrou em novembro num escritório do FBI em Anchorage (Alasca) e disse que escutava vozes que o instavam a alistar-se no Estado Islâmico (EI),incidente pelo qual recebeu tratamento psiquiátrico.

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28