sicnot

Perfil

Mundo

Divulgado vídeo do ataque no aeroporto da Florida

Um vídeo do momento em que o homem acusado de ter abatido a tiro cinco pessoas na sexta-feira no aeroporto de Fort Lauderdale, no estado norte-americano da Florida, pega calmamente na arma e dispara foi hoje divulgado.

O vídeo, divulgado no site TMZ, mostra Esteban Santiago, um antigo soldado da Guarda Nacional norte-americana, de 26 anos, que esteve destacado dez meses no Iraque, a caminhar na zona de recolha de bagagem do aeroporto, a retirar uma arma das calças e a disparar várias vezes antes de fugir.

Esteban Santiago é acusado de ter matado cinco pessoas e ferido outras seis. No sábado, foi formalmente acusado de um ato de violência que resultou em morte, num aeroporto internacional, cuja pena máxima é a execução. A primeira audiência do suspeito em tribunal está marcada para segunda-feira.

Fonte do FBI referiu, em declarações à agência Associated Press, que aquela entidade tem conhecimento do vídeo, mas não iria comentar sobre a sua autenticidade. O TMZ não revela como teve acesso ao vídeo, que parece ter sido captado por uma câmara de videovigilância.

No sábado, em conferência de imprensa, as autoridades revelaram que entrevistaram cerca de 175 pessoas, incluindo o suspeito.

O agente do FBI George Piro disse que Esteban Santiago falou com os investigadores durante várias horas, após abrir fogo com uma arma semiautomática de nove milímetros que aparentemente foi legalmente verificada num voo proveniente do Alasca.

As investigações estão a contar com a comunicação social e outra informação para determinar o motivo de Santiago, sendo ainda demasiado cedo para afirmar se o terrorismo teve algum papel, declarou George Piro.

Em novembro, Santiago entrou num escritório do FBI no Alasca a afirmar que o governo norte-americano estava a controlar a sua mente e a força-lo a ver vídeos do autoproclamado estado islâmico, afirmou um oficial.

Santiago não foi colocado na lista de pessoas impedidas de voar de e para os Estados Unidos e parece ter agido sozinho, prosseguiu George Piro.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.