sicnot

Perfil

Mundo

Bispos dizem que diálogo entre Governo e oposição venezuelana fracassou

© Marco Bello / Reuters

O processo de diálogo entre o Governo do Presidente Nicolás Maduro e a oposição fracassou, anunciou esta segunda-feira à imprensa em Caracas o presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Diego Padrón.

"Tenho de dizer que não estou seguro de que a mesa de diálogo vá continuar e, sobretudo, que não estou seguro de que o Vaticano ou a Santa Sé possa participar de novo na mesa de diálogo", disse Diego Padrón.

As declarações do presidente da CEV foram feitas no mesmo dia em que o papa Francisco pediu, durante um encontro com membros do corpo diplomático, no Vaticano, ao Presidente Nicolás Maduro e à oposição que apostem no diálogo nacional e procurem a paz.

Segundo o papa são necessários "caminhos de diálogo" e "gestos valentes" da parte dos venezuelanos para que as consequências da crise política, social e económica deixem de ser um peso para a população.

A próxima reunião da mesa de diálogo está prevista para o próximo dia 13, no entanto a aliança da oposição Mesa de Unidade Democrática (MUD) insiste que não estará presente, alegando falta de cumprimento dos acordos do lado do regime.

A 30 de outubro, o Governo e a oposição iniciaram um processo de diálogo, sob a mediação do Vaticano e da Unasul (União das Nações da América do Sul).

Dois dias depois, o parlamento, onde a oposição detém a maioria, adiou "por alguns dias", a pedido do Vaticano, um debate para determinar a "responsabilidade política" do Presidente Nicolas Maduro, acusado de "rutura da ordem constitucional" no país.

A 12 de novembro, o Governo e a oposição concordaram trabalhar em conjunto para recuperar a economia e combate a falta de segurança, tendo agendado nova reunião de diálogo para 06 de dezembro, na qual a MUD não participou devido à alegada falta de cumprimento dos acordos por parte do Governo de Nicolás Maduro.

Lusa

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC