sicnot

Perfil

Mundo

Identificadas mutações que podem definir grau de agressividade do cancro da próstata

© Baz Ratner / Reuters

Cientistas identificaram mutações genéticas que podem determinar o grau de agressividade e a capacidade de propagação do cancro da próstata, divulgou esta segunda-feira a revista Nature Communications.

A deteção destes marcadores poderá levar à descoberta de subtipos de cancro, o que será útil para desenvolver tratamentos específicos para cada caso, assinalou a equipa de investigadores, liderada por Robert Bristow, da Universidade de Ontário, no Canadá.

O grupo estudou 200 sequências de genomas (informações genéticas) completos de tumores de cancro da próstata localizados.

A análise revelou diferenças nos perfis de mutação entre o cancro da próstata localizado de risco intermédio e o cancro da próstata avançado e metastático.

Segundo os investigadores, "estas diferenças podem proporcionar a base para selecionar a linha apropriada de tratamento em diferentes casos", muito embora sejam necessários mais estudos.

Numa outra investigação, dirigida igualmente por Robert Bristow, os cientistas estudaram os fatores determinantes da agressividade num tipo de cancro da próstata, definido por mutações do gene BRCA2, que costuma estar ligado ao cancro da mama.

Ao analisarem o genoma dos tumores de 14 doentes com cancro da próstata BRCA2 mutante, descobriram alterações num dos genes que, em estudos anteriores, foram associados a metástase (disseminação de células cancerígenas).

Os investigadores pensam que estas alterações podem estar ligadas a uma maior agressividade dos tumores.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.