sicnot

Perfil

Mundo

Pyongyang diz que pode lançar míssil de longo alcance a qualquer momento

© KCNA KCNA / Reuters

A Coreia do Norte assegurou esta segunda-feira que pode realizar um teste míssil balístico intercontinental (ICBM) "a qualquer momento e em qualquer lugar", e acusou os Estados Unidos de representarem "uma ameaça nuclear cada vez mais perversa".

"O ICBM será lançado a qualquer momento e a partir de qualquer localização determinada sob a liderança do líder" Kim Jong-un, afirmou no domingo um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, citado pela agência estatal de notícias KCNA.

A mesma fonte, que não é identificada, indicou que "o desenvolvimento do míssil balístico intercontinental" faz parte de uma resposta perante a "ameaça nuclear cada vez mais perversa" dos Estados Unidos.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse, na sua mensagem de Ano Novo a 01 de janeiro, que os mísseis experimentais de alcance intercontinental norte-coreanos estavam na "fase final" de desenvolvimento.

A última vez que a Coreia do Norte efetuou um teste de um projétil com estas características foi a 07 de fevereiro de 2016, o que, juntamente com um teste nuclear realizado um mês antes, fez com que a ONU impusesse severas sanções a Pyongyang.

Vários especialistas consideram muito provável que o regime de Kim realize novos testes de armamento no início do ano, para potenciar o desenvolvimento do seu programa de mísseis e armas nucleares.

Lusa

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.