sicnot

Perfil

Mundo

Curiosidades sobre Obama

O jornal britânico Daily Telegraph divulgou, no início do primeiro mandato, uma lista de curiosidades sobre o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Neste artigo, destacamos alguns factos sobre Obama que provavelmente desconhecia.

© Jason Reed / Reuters

- O nome Barack Obama significa "aquele que é abençoado" nas línguas nativas do Quénia

- Leu todos os livros da saga "Harry Potter"

- Ganhou um Grammy em 2006 pela versão em áudio do seu livro de memórias "Sonhos do Meu Pai"

- O seu prato favorito é linguini de camarão, cozinhado pela esposa, Michelle

- Trabalhou numa loja de sorvetes quando era adolescente e desde então nunca mais conseguiu apreciar esse tipo de doce

- A sua bebida favorita é chá gelado de amora

- Candidatou-se para integrar um calendário fotográfico quando estudava Direito em Havard, mas foi rejeitado por um comité feminino

- O seu lanche favorito é barra de cereais de chocolate com amendoim

- Prometeu a Michelle Obama que iria parar de fumar antes de concorrer à Presidência, uma promessa que não chegou a cumprir

- O seu livro favorito é "Moby Dick", do norte-americano Herman Melville

- Gosta de jogar póquer e scrabble

- Tem como filmes favoritos "Casablanca" e "Um Estranho no Ninho"

- Se não fosse político tinha como ambição ser arquiteto

- Tem quatro pares iguais de sapatos pretos

- As suas séries televisivas favoritas são "Mash" e "The Wire"

- Os Serviços Secretos norte-americanos atribuíram-lhe o nome de "Renegado"

- O seu artista favorito é Pablo Picasso

- Chilli é a sua especialidade na cozinha

- Comeu carne de cão, cobra e grilo cozido quando morou na Indonésia

- A casa em que viveu em Chicago tinha quatro lareiras

  • Um líder que desafiou a História

    Mundo

    Barack Obama termina a 20 de janeiro o segundo mandato presidencial na liderança de uma das maiores potências mundiais. Uma liderança marcada pela irreverência de desafiar a História e pelos feitos que deverão deixá-lo no 'lado bom' dessa mesma História. Neste artigo, traçamos o perfil e recordamos o caminho pessoal e profissional percorrido pelo primeiro afro-americano a entrar na Sala Oval como Presidente dos Estados Unidos, um dos presidentes mais carismáticos que o mundo alguma vez conheceu.

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.