sicnot

Perfil

Mundo

Curiosidades sobre Obama

O jornal britânico Daily Telegraph divulgou, no início do primeiro mandato, uma lista de curiosidades sobre o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Neste artigo, destacamos alguns factos sobre Obama que provavelmente desconhecia.

© Jason Reed / Reuters

- O nome Barack Obama significa "aquele que é abençoado" nas línguas nativas do Quénia

- Leu todos os livros da saga "Harry Potter"

- Ganhou um Grammy em 2006 pela versão em áudio do seu livro de memórias "Sonhos do Meu Pai"

- O seu prato favorito é linguini de camarão, cozinhado pela esposa, Michelle

- Trabalhou numa loja de sorvetes quando era adolescente e desde então nunca mais conseguiu apreciar esse tipo de doce

- A sua bebida favorita é chá gelado de amora

- Candidatou-se para integrar um calendário fotográfico quando estudava Direito em Havard, mas foi rejeitado por um comité feminino

- O seu lanche favorito é barra de cereais de chocolate com amendoim

- Prometeu a Michelle Obama que iria parar de fumar antes de concorrer à Presidência, uma promessa que não chegou a cumprir

- O seu livro favorito é "Moby Dick", do norte-americano Herman Melville

- Gosta de jogar póquer e scrabble

- Tem como filmes favoritos "Casablanca" e "Um Estranho no Ninho"

- Se não fosse político tinha como ambição ser arquiteto

- Tem quatro pares iguais de sapatos pretos

- As suas séries televisivas favoritas são "Mash" e "The Wire"

- Os Serviços Secretos norte-americanos atribuíram-lhe o nome de "Renegado"

- O seu artista favorito é Pablo Picasso

- Chilli é a sua especialidade na cozinha

- Comeu carne de cão, cobra e grilo cozido quando morou na Indonésia

- A casa em que viveu em Chicago tinha quatro lareiras

  • Um líder que desafiou a História

    Mundo

    Barack Obama termina a 20 de janeiro o segundo mandato presidencial na liderança de uma das maiores potências mundiais. Uma liderança marcada pela irreverência de desafiar a História e pelos feitos que deverão deixá-lo no 'lado bom' dessa mesma História. Neste artigo, traçamos o perfil e recordamos o caminho pessoal e profissional percorrido pelo primeiro afro-americano a entrar na Sala Oval como Presidente dos Estados Unidos, um dos presidentes mais carismáticos que o mundo alguma vez conheceu.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.