sicnot

Perfil

Mundo

Sanções norte-americanas são mais um passo para degradação de relações, avisa Moscovo

© Sergei Karpukhin / Reuters

O Governo russo considerou hoje que as novas sanções anunciadas pelos Estados Unidos contra a Rússia são "mais um passo" para a degradação das relações entre os dois países.

"É um passo mais que visa a deterioração das nossas relações", declarou aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, lamentando a "deterioração sem precedentes" dos laços entre Moscovo e Washington durante o segundo mandato do Presidente cessante, Barack Obama.

A secretaria do Tesouro e o departamento de Estado anunciaram na segunda-feira sanções contra Alexandre Bastrykine, o chefe do poderoso Comité de Inquérito russo, encarregado das principais investigações criminais, e contra Andrei Lugovoi e Dmitri Kovtun, dois suspeitos da morte do opositor e ex-agente do KGB Alexandre Litvinenko, refugiado no Reino Unido.

A atualização desta lista, elaborada todos os anos pelo Governo norte---americano, é fonte de grandes tensões entre Moscovo e Washington desde 2012, quando Obama foi reeleito.

A diplomacia russa também já havia condenado estas sanções, considerando que se trata de um "comportamento vergonhoso" da administração Obama.

Estas novas sanções surgem dez dias depois da expulsão de 35 diplomatas considerados como agentes russos pela administração Obama e a dez dias da tomada de posse do Presidente eleito norte-americano, Donald Trump.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.