sicnot

Perfil

Mundo

Tabaco vai matar 8 milhões de pessoas por ano em 2030

Cigarros

AP

O fumo de tabaco vai matar mais um terço das pessoas em 2030 do que atualmente, e custa cerca de um bilião de euros à economia mundial, estimam a Organização Mundial de Saúde e o Instituto Nacional do Cancro dos EUA.

O custo ultrapassa as receitas globais - cerca de 250 mil milhões de euros entre 2013-2014 e prevê-se que aumente, apesar dos governos "terem ferramentas para diminuir o uso do tabaco", refere o estudo publicado hoje.

"Os governos temem que o controlo do tabaco tenha um impacto económico adverso, mas não há provas disso. A ciência é clara: o tempo de atuação é agora", sustenta.

Estima-se que o número de mortes relacionadas com o tabaco cresça de 6 milhões de mortes para 8 milhões de mortes anuais em 2030".

Cerca de 80% dis fumadores vive nos países de baixo e médio rendimento.

Os especialistas da saúde defendem políticas baratas e eficazes para o abandono do uso do tabaco, como subir as taxas, proibir o marketing e incentivar os avisos imagéticos.

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.