sicnot

Perfil

Mundo

Tabaco vai matar 8 milhões de pessoas por ano em 2030

Cigarros

AP

O fumo de tabaco vai matar mais um terço das pessoas em 2030 do que atualmente, e custa cerca de um bilião de euros à economia mundial, estimam a Organização Mundial de Saúde e o Instituto Nacional do Cancro dos EUA.

O custo ultrapassa as receitas globais - cerca de 250 mil milhões de euros entre 2013-2014 e prevê-se que aumente, apesar dos governos "terem ferramentas para diminuir o uso do tabaco", refere o estudo publicado hoje.

"Os governos temem que o controlo do tabaco tenha um impacto económico adverso, mas não há provas disso. A ciência é clara: o tempo de atuação é agora", sustenta.

Estima-se que o número de mortes relacionadas com o tabaco cresça de 6 milhões de mortes para 8 milhões de mortes anuais em 2030".

Cerca de 80% dis fumadores vive nos países de baixo e médio rendimento.

Os especialistas da saúde defendem políticas baratas e eficazes para o abandono do uso do tabaco, como subir as taxas, proibir o marketing e incentivar os avisos imagéticos.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • As primeiras imagens do furacão Maria pelas Caraíbas
    2:44
  • "Myanmar não teme o escrutínio internacional"
    1:07
  • Exercício e pastilha elástica: o que faz o país com mais idosos no mundo
    1:17