sicnot

Perfil

Mundo

Tabaco vai matar 8 milhões de pessoas por ano em 2030

Cigarros

AP

O fumo de tabaco vai matar mais um terço das pessoas em 2030 do que atualmente, e custa cerca de um bilião de euros à economia mundial, estimam a Organização Mundial de Saúde e o Instituto Nacional do Cancro dos EUA.

O custo ultrapassa as receitas globais - cerca de 250 mil milhões de euros entre 2013-2014 e prevê-se que aumente, apesar dos governos "terem ferramentas para diminuir o uso do tabaco", refere o estudo publicado hoje.

"Os governos temem que o controlo do tabaco tenha um impacto económico adverso, mas não há provas disso. A ciência é clara: o tempo de atuação é agora", sustenta.

Estima-se que o número de mortes relacionadas com o tabaco cresça de 6 milhões de mortes para 8 milhões de mortes anuais em 2030".

Cerca de 80% dis fumadores vive nos países de baixo e médio rendimento.

Os especialistas da saúde defendem políticas baratas e eficazes para o abandono do uso do tabaco, como subir as taxas, proibir o marketing e incentivar os avisos imagéticos.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52