sicnot

Perfil

Mundo

Um líder que desafiou a História

Barack Obama termina a 20 de janeiro o segundo mandato presidencial na liderança de uma das maiores potências mundiais. Uma liderança marcada pela irreverência de desafiar a História e pelos feitos que deverão deixá-lo no 'lado bom' dessa mesma História. Neste artigo, traçamos o perfil e recordamos o caminho pessoal e profissional percorrido pelo primeiro afro-americano a entrar na Sala Oval como Presidente dos Estados Unidos, um dos presidentes mais carismáticos que o mundo alguma vez conheceu.

Barack Hussein Obama nasceu a 4 de agosto de 1961 em Honolulu, no Estado norte-americano do Havai.

(Facebook)

(Facebook)

Formou-se em Ciência Política na Universidade de Columbia e em Direito na conceituada Universidade de Harvard.

(Facebook)

(Facebook)

O salto para a vida política deu-se entre 1994 e 2004, período no qual representou, durante três mandatos, o 13º distrito no Senado do Estado do Illinois.

Seth Perlman

A atenção dos media nacionais norte-americanos surgiu em 2004, quando, depois de ter vencido as primárias democratas para o Senado no Illinois, fez o discurso principal da Convenção Nacional do partido. Em novembro do mesmo ano, é eleito Senador com quase 70% dos votos.

FRANK POLICH

O caminho até à Casa Branca começa a ser verdadeiramente percorrido em 2007, quando arranca a campanha presidencial. Vence Hillary Clinton nas primárias e derrota o republicano John McCain na eleição geral, em novembro de 2008. É eleito o 44º Presidente norte-americano, o primeiro afro-americano.

Em dezembro de 2009, chega uma distinção maior: o Prémio Nobel da Paz.

© Kevin Lamarque / Reuters

O primeiro mandato de Barack Obama ficou marcado pela resposta à crise financeira e pela criação do Obamacare. No plano externo, ordenou o fim do envolvimento das tropas norte-americanas do Iraque mas reforçou a presença militar no Afeganistão.

© Jason Reed / Reuters

É reeleito para um segundo mandato em novembro de 2012, derrotando o republicano Mitt Romney.

Um segundo mandato mais intenso, marcado pelos sucessivos ataques com recurso a armas de fogo no país. Um tipo de violência cada vez mais recorrente que foi também um símbolo da impotência presidencial de Obama, que lutou, até às lágrimas, pelo fim do facilitismo em torno do acesso a armas de fogo.

O apoio direto e afetuoso da família foi um dos pilares da Presidência de Barack Obama.

M. SPENCER GREEN

Um Presidente carismático que manteve regulares os seus índices de popularidades ao longo dos oito anos na Casa Branca.

Um Presidente 'na desportiva', que nunca deixou de dizer ou fazer o que sempre considerou ser melhor para o país que liderou.

No plano internacional acabou por não conseguir esfriar as relações com a Rússia...

... mas cumpriu uma visita histórica a Cuba, onde iniciou o processo de normalização das relações entre os dois países.

Deixa o 'palco' sem aparente fé de que o sucessor possa manter o rumo que Obama traçou desde 2008.

© Kevin Lamarque / Reuters

Um adeus, ou um até já, a um dos Presidentes mais carismáticos que os Estados Unidos e o mundo já conheceram. "Sim, nós podemos" agradecer ao Presidente e, acima de tudo, ao ser humano Barack Obama.

© Carlos Barria / Reuters

  • Curiosidades sobre Obama

    Mundo

    O jornal britânico Daily Telegraph divulgou, no início do primeiro mandato, uma lista de curiosidades sobre o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Neste artigo, destacamos alguns factos sobre Obama que provavelmente desconhecia.

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.