sicnot

Perfil

Mundo

Um líder que desafiou a História

Barack Obama termina a 20 de janeiro o segundo mandato presidencial na liderança de uma das maiores potências mundiais. Uma liderança marcada pela irreverência de desafiar a História e pelos feitos que deverão deixá-lo no 'lado bom' dessa mesma História. Neste artigo, traçamos o perfil e recordamos o caminho pessoal e profissional percorrido pelo primeiro afro-americano a entrar na Sala Oval como Presidente dos Estados Unidos, um dos presidentes mais carismáticos que o mundo alguma vez conheceu.

Barack Hussein Obama nasceu a 4 de agosto de 1961 em Honolulu, no Estado norte-americano do Havai.

(Facebook)

(Facebook)

Formou-se em Ciência Política na Universidade de Columbia e em Direito na conceituada Universidade de Harvard.

(Facebook)

(Facebook)

O salto para a vida política deu-se entre 1994 e 2004, período no qual representou, durante três mandatos, o 13º distrito no Senado do Estado do Illinois.

Seth Perlman

A atenção dos media nacionais norte-americanos surgiu em 2004, quando, depois de ter vencido as primárias democratas para o Senado no Illinois, fez o discurso principal da Convenção Nacional do partido. Em novembro do mesmo ano, é eleito Senador com quase 70% dos votos.

FRANK POLICH

O caminho até à Casa Branca começa a ser verdadeiramente percorrido em 2007, quando arranca a campanha presidencial. Vence Hillary Clinton nas primárias e derrota o republicano John McCain na eleição geral, em novembro de 2008. É eleito o 44º Presidente norte-americano, o primeiro afro-americano.

Em dezembro de 2009, chega uma distinção maior: o Prémio Nobel da Paz.

© Kevin Lamarque / Reuters

O primeiro mandato de Barack Obama ficou marcado pela resposta à crise financeira e pela criação do Obamacare. No plano externo, ordenou o fim do envolvimento das tropas norte-americanas do Iraque mas reforçou a presença militar no Afeganistão.

© Jason Reed / Reuters

É reeleito para um segundo mandato em novembro de 2012, derrotando o republicano Mitt Romney.

Um segundo mandato mais intenso, marcado pelos sucessivos ataques com recurso a armas de fogo no país. Um tipo de violência cada vez mais recorrente que foi também um símbolo da impotência presidencial de Obama, que lutou, até às lágrimas, pelo fim do facilitismo em torno do acesso a armas de fogo.

O apoio direto e afetuoso da família foi um dos pilares da Presidência de Barack Obama.

M. SPENCER GREEN

Um Presidente carismático que manteve regulares os seus índices de popularidades ao longo dos oito anos na Casa Branca.

Um Presidente 'na desportiva', que nunca deixou de dizer ou fazer o que sempre considerou ser melhor para o país que liderou.

No plano internacional acabou por não conseguir esfriar as relações com a Rússia...

... mas cumpriu uma visita histórica a Cuba, onde iniciou o processo de normalização das relações entre os dois países.

Deixa o 'palco' sem aparente fé de que o sucessor possa manter o rumo que Obama traçou desde 2008.

© Kevin Lamarque / Reuters

Um adeus, ou um até já, a um dos Presidentes mais carismáticos que os Estados Unidos e o mundo já conheceram. "Sim, nós podemos" agradecer ao Presidente e, acima de tudo, ao ser humano Barack Obama.

© Carlos Barria / Reuters

  • Curiosidades sobre Obama

    Mundo

    O jornal britânico Daily Telegraph divulgou, no início do primeiro mandato, uma lista de curiosidades sobre o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Neste artigo, destacamos alguns factos sobre Obama que provavelmente desconhecia.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC