sicnot

Perfil

Mundo

EUA impõem sanções a sete altos funcionários da Coreia do Norte

© KCNA KCNA / Reuters

O Estados Unidos impuseram esta quarta-feira sanções a sete altos funcionários da Coreia do Norte, incluindo o ministro da Segurança e à irmã do líder Kim Jong-un, em resposta "às continuadas violações dos Direitos Humanos e censura".

"O regime da Coreia do Norte participa não só em graves abusos dos Direitos Humanos, como também implementa rígidas políticas de censura e esconde o seu comportamento desumano e opressivo", disse John E. Smith, diretor interino do Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro.

Na lista das pessoas a quem foram impostas sanções figura Kim Won-hong, ministro da Segurança de Estado, organismo que Washington considera responsável pela tortura nos campos de prisioneiros do país, e a irmã do líder da Coreia do Norte Kim Yo-jong, diretora adjunta do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Corte.

As restantes cinco pessoas fazem parte do Ministério do Trabalho e da Comissão Estatal de Planificação.

O anúncio do Departamento do Tesouro coincide com a divulgação do relatório do Departamento de Estado sobre Direitos Humanos, que sublinha que o regime de Pyongyang "continua a cometer assassínios extrajudiciais, a forçar desaparecimentos, a realizar detenções arbitrárias, tortura e trabalhos forçados".

Washington salientou que aqueles abusos ocorrem nos campos de prisioneiros do país, onde devem estar detidas entre 80.000 e 120.000 pessoas, incluindo crianças e famílias.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57