sicnot

Perfil

Mundo

Polícia que divulgou vídeo do tiroteio no aeroporto da Florida foi suspenso

© Zachary Fagenson / Reuters

Um polícia que divulgou um vídeo do tiroteio ocorrido a 06 de janeiro no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale, no sudeste da Florida, foi suspenso de funções e ficará sem ordenado, informaram as autoridades locais.

Segundo um comunicado do gabinete do xerife de Fort Lauderdale, descobriu-se ter sido o agente em causa quem divulgou um vídeo gravado pelas câmaras de segurança da zona do terminal 2 onde ocorreu o ataque, que causou cinco mortos.

"Tenho um agente suspenso sem pagamento ligado a esta investigação interna" que continua aberta, indicou o xerife Scott Israel no comunicado.

O vídeo de cerca de 20 segundos, divulgado no domingo no "site" TMZ, mostra o atacante, o ex-militar Esteban Santiago, de 26 anos e com possíveis distúrbios psicológicos graves, a caminhar sem despertar suspeitas na zona e a disparar sobre as suas vítimas antes de fugir.

Antigo soldado da Guarda Nacional norte-americana, Santiago esteve destacado dez meses no Iraque e confessou à polícia ter planeado o ataque no aeroporto, onde utilizou a sua pistola semiautomática de nove milímetros. As suas motivações ainda não foram determinadas.

Na segunda-feira, na sua primeira comparência perante a justiça, Esteban Santiago foi informado de que é alvo de três acusações que podem resultar numa pena de morte, por ter matado cinco pessoas e ter ferido oito outras.

Lusa

  • PS e BE não propõem alívio da dívida à UE
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à União europeia e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta dos partidos para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido qualquer perdão de dívida, ao contrário do que os partidos mais à esquerda chegaram a defender.

  • Antigos ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo MP
    1:54

    Operação Marquês

    Quatro antigos ministros de Governos de José Sócrates foram ouvidos recentemente pelo Ministério Público (MP), no âmbito da Operação Marquês. Mário Lino, António Mendonça, Teixeira dos Santos e Luís Campos e Cunha foram ouvidos como testemunhas. Os investigadores chamaram os antigos governantes para esclarecer decisões relacionadas com a PT.

    Notícia SIC

  • Suspeito de atropelamento mortal diz que foi mero acidente 
    2:00
  • Confrontos na primeira greve geral no Brasil em 21 anos
    1:34
  • "Está na altura de pressionarmos a Coreia do Norte"
    0:45

    Mundo

    O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou esta sexta-feira na ONU que a ameaça da Coreia do Norte é real e pediu que o conselho de segurança da ONU tome medidas antes que seja o regime de pyongyang a fazê-lo.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.