sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro barco movido a energia limpa inicia volta ao mundo na primavera

Facebook

O primeiro barco autossuficiente, movido a energia limpa, vai começar na primavera uma viagem ao mundo de seis anos, no âmbito de um projeto apresentado esta quarta-feira em França.

O 'Energy Observer', uma antiga embarcação de competição, foi equipado com painéis solares, geradores eólicos e reservatórios de combustível de hidrogénio. A produção de hidrogénio será feita através do processo de eletrólise (indução de energia) da água do mar.

O barco, cujas adaptações custaram cinco milhões de euros, está num estaleiro de Saint-Malo, em França, e iniciará a viagem na região da Bretanha, fazendo em Paris a primeira de 101 paragens, ao longo de 50 países.

"Este barco vai demonstrar que existem muitas soluções para a mudança energética", disse, citado pela agência noticiosa AP, o ambientalista francês Nicolas Hulot, que assistiu à apresentação do projeto, na sede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na capital francesa.

O projeto foi concebido, em 2015, pelos velejadores Frederic Dahirel e Victorien Erussard, juntamente com o mergulhador e realizador de documentários Jerome Delafosse.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..