sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro barco movido a energia limpa inicia volta ao mundo na primavera

Facebook

O primeiro barco autossuficiente, movido a energia limpa, vai começar na primavera uma viagem ao mundo de seis anos, no âmbito de um projeto apresentado esta quarta-feira em França.

O 'Energy Observer', uma antiga embarcação de competição, foi equipado com painéis solares, geradores eólicos e reservatórios de combustível de hidrogénio. A produção de hidrogénio será feita através do processo de eletrólise (indução de energia) da água do mar.

O barco, cujas adaptações custaram cinco milhões de euros, está num estaleiro de Saint-Malo, em França, e iniciará a viagem na região da Bretanha, fazendo em Paris a primeira de 101 paragens, ao longo de 50 países.

"Este barco vai demonstrar que existem muitas soluções para a mudança energética", disse, citado pela agência noticiosa AP, o ambientalista francês Nicolas Hulot, que assistiu à apresentação do projeto, na sede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na capital francesa.

O projeto foi concebido, em 2015, pelos velejadores Frederic Dahirel e Victorien Erussard, juntamente com o mergulhador e realizador de documentários Jerome Delafosse.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57