sicnot

Perfil

Mundo

Segundo dia do julgamento do recurso de Anders Breivik 

© Norsk Telegrambyra AS / Reute

Ao segundo dia de audiência, o Estado Norueguês acusa Anders Breivik de tentar divulgar a ideologia nazi e de tentar contactar militantes de extrema direita enquanto cumpre pena máxima pela morte de 77 pessoas, há quase 6 anos. Breivik processou o governo, no ano passado, por considerar ser alvo de "tratamento desumano".

No recurso à forma como estão a ser tratados os presos na Noruega e nomeadamente ao isolamento a que foi sujeito Breivik, desde que foi condenado pelos ataques de 2011, a procuradoria norueguesa defende que os volumosos escritos e a correspondência de Breivik deva ser aberta e monitorizada pelas autoridades prisionais.

Breivik foi condenado por assassínio em massa e terrorismo em agosto de 2012, por ter matado oito pessoas na explosão de uma bomba perto da sede do governo em Oslo e, depois, 69 outras a tiro, na maioria adolescentes que participavam num acampamento da juventude trabalhista.

A sua pena de 21 anos de prisão pode ser prolongada enquanto for considerado perigoso.

O julgamento do recurso está a decorrer num tribunal improvisado no ginásio da prisão de alta segurança de Skien, onde Breivik está detido. Foram previstos seis dias para as audições e a decisão é esperada em fevereiro.

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".